Página Principal  
site do ipea contato


Contato
A Pesquisa
Resultados
2ª Edição (2006)
1ª Edição (2002)
Parceria
Perguntas Freqüentes
Notícias
Veja Também
Entidades
Organizações Sociais
Revistas Digitais
Internacionais
Artigos
Apoio:
Rede Ipea

Instituto de Pesquisa
Econômica Aplicada - IPEA

Diretoria de Estudos
Sociais - DISOC

SBS, Ed. BNDES, 14º andar
Brasília - DF - 70.076-900

Fone: 61 - 3315 5282
Home > Notícias

Notícias

Financial Times publica lista das ONGs mais competentes do mundo

O jornal britânico Financial Times acaba de publicar a lista das ONGs mais competentes do mundo. A relação foi elaborada pelo Pacto Global das Nações Unidas (The United Nations Global Compact), e divulgada, no dia 05 de julho,  no Encontro de Líderes do Pacto Global, organizado pela ONU em Genebra. No evento foram apresentados dois rankings, um destacando as ONGs de atuação global e outro com as entidades de atuação local (restrita a seus próprios países). O Instituto Akatu consta da segunda lista, que relacionou o nome de outras 38 entidades.

Realizada em parceria com a Dalberg Global Development Advisors, firma especializada na área de desenvolvimento global, a pesquisa ouviu 450 empresas em todo o mundo para chegar à listagem, que indica as melhores organizações, porém sem ordená-las em um ranking.

Brasil e Argentina são os países com o maior número de ONGs entre as melhores de atuação local: seis de cada país. Seguidos por Chile (5); Austrália, África do Sul, Alemanha, Espanha, EUA, Itália, México e Reino Unido (todos com 2); Costa Rica, Emirados Árabes, Índia, Peru e Vietnã (com 1). Há também uma ONG, cuja região de atuação aparece como América Latina sem indicação de país.

Além do Akatu, figuram na lista as ONGs brasileiras: Instituto Ethos, Cenpec, Instituto de Reciclagem do Adolescente, Associação Educacional Labor e Missão Criança.

Segundo a ONU, a seleção foi baseada em quatro critérios: comprometimento: empenho em atingir as metas dos parceiros; adaptabilidade: capacidade de complementar e aproveitar as característica dos parceiros; execução: capacidade de converter planos e intenções em projetos bem-sucedidos; e comunicação: capacidade de fornecer conteúdos concisos, de alta qualidade e pontualmente.

Junto com o anúncio das ONGs mais competentes, foi lançado o "Guia de Negócios em Parceria com ONGs e a ONU" (Business Guide to Partnering with NGOs and the UN), com os perfis de todos os listados. O objetivo do Guia é ajudar as empresas a identificarem organizações civis confiáveis com as quais possam trabalhar em parceria.

Fonte: Instituto Akatu (www.akatu.org.br ), com base em matéria publicada.


Outros artigos desta seção:

Notícias da semana, publicadas entre 22 e 30 de abril

Fórum Amazônia Sustentável é lançado em São Paulo

População brasileira se interessa pelas práticas socioambientais das empresas

5º Congresso Gife reúne 700 lideranças do terceiro setor

74% dos paulistas investem em responsabilidade social local
todos os artigos