Página Principal  
site do ipea contato


Contato
A Pesquisa
Resultados
2ª Edição (2006)
1ª Edição (2002)
Parceria
Perguntas Freqüentes
Notícias
Veja Também
Entidades
Organizações Sociais
Revistas Digitais
Internacionais
Artigos
Apoio:
Rede Ipea

Instituto de Pesquisa
Econômica Aplicada - IPEA

Diretoria de Estudos
Sociais - DISOC

SBS, Ed. BNDES, 14º andar
Brasília - DF - 70.076-900

Fone: 61 - 3315 5282
Home > Notícias

Notícias

Terceiro setor deixou de fazer filantropia para ser sustentável

A maioria das  instituições do terceiro setor (53%) buscam como ponto central a sustentabilidade. Para isso, 67% delas oferecem serviços de consultoria, 39% recebem lucro de conferências prestadas e 39% de serviços.

Os dados são do Instituto William Davidson (WDI), da Universidade de Michigan, que, diante do trabalho de 10 anos com cerca de 350 organizações não-governamentais (ONGs) de todo o globo, criou um banco de dados acessível a todos os interessados e que possibilita, além de uma troca de experiências e iniciativas, indicadores sobre o setor.

"Nos últimos 15 anos observamos uma mudança drástica no terceiro setor que cada vez mais se afasta da filantropia. Hoje, por exemplo, as fundações como a Rockfeller não têm tanto sentido. Elas mudaram de caráter e não buscam doações em si e sim formas para sustentar experiências empresariais", contou o diretor do WDI, Robert Kennedy, durante a Conferência Internacional Inovação para o Terceiro Setor, que acontece em São Paulo.

A gerente de pesquisas do WDI, Kelly Janiga, que também estava presente no evento, concordou e apontou que a parceria e disseminação do conhecimento são elementos essenciais para que o terceiro setor alcance a sustentabilidade. "Com a troca de experiências é possível pensar e criar maneiras inovadoras de administrar as instituições", disse.

Uma dessas ligações, levantada por Kennedy, é a ponte de ONGs com os governos, que facilita a troca entre o terceiro setor e as empresas privadas. "Os problemas nas comunidades que necessitam de ajuda não são pontuais e precisam de intervenções interligadas. Portanto, os projetos também precisam ser interligados e responder a mais de uma questão", observou.

Kennedy insistiu também que para inovar nas políticas do terceiro setor é fundamental pensar em novas estruturas, modelos e métodos para mobilização de capital. "É possível até pensar na lógica capitalista, como venda de ações e investimentos na bolsa", observou.

Encontrar essa sustentabilidade é essencial para que no futuro o terceiro setor continue sendo um ator importante. "Em 2000, a população era de seis bilhões de habitantes. Em 2050, a previsão é de que o planeta totalize nove bilhões. Apesar do aumento, a população economicamente inserida continuará sendo de um bilhão de indivíduos, como é hoje. Logo, as organizações do terceiro setor, os governos, as empresas e a sociedade têm que se organizar de forma premente para receber esse aumento de demanda e lutar por justiça social", disse o superintendente do Instituto de Gestão Social (Gesc), João Paulo Altenfelder.

Entretanto, os pesquisadores não apontam toda essa inter-relação como inocente. "Para o governo são menos problemas a serem resolvidos, para as ONGs uma oportunidade de financiamento e para as empresas a capacitação de um mercado que será consumidor e a garantia do ambiente para que ela possa crescer e vender mais", concluiu Kennedy.

Fonte: Site Aprendiz, com base em matéria de Julia Dietrich


Outros artigos desta seção:

Notícias da semana, publicadas entre 22 e 30 de abril

Fórum Amazônia Sustentável é lançado em São Paulo

População brasileira se interessa pelas práticas socioambientais das empresas

5º Congresso Gife reúne 700 lideranças do terceiro setor

74% dos paulistas investem em responsabilidade social local
todos os artigos