Página Principal  
site do ipea contato


Contato
A Pesquisa
Resultados
2ª Edição (2006)
1ª Edição (2002)
Parceria
Perguntas Freqüentes
Notícias
Veja Também
Entidades
Organizações Sociais
Revistas Digitais
Internacionais
Artigos
Apoio:
Rede Ipea

Instituto de Pesquisa
Econômica Aplicada - IPEA

Diretoria de Estudos
Sociais - DISOC

SBS, Ed. BNDES, 14º andar
Brasília - DF - 70.076-900

Fone: 61 - 3315 5282
Home > Notícias

Notícias

Força-tarefa acelera os trabalhos sobre a ISO 26000

O grupo de trabalho encarregado de elaborar a ISO 26000, norma internacional sobre responsabilidade social, esbarrou na própria pluralidade. E, na reunião encerrada no dia 9 de novembro, em Viena (Áustria), decidiu nomear uma comissão de 20 membros encarregada de reunir as sugestões do grupo, refinar as propostas e redigir o documento a ser avaliado na próxima reunião, marcada para setembro de 2008, em Santiago, no Chile.

"Foi uma reunião plenária tumultuada. Ficou claro para todos que está difícil escrever um texto polêmico como esse com 350 pessoas", reconhece Jorge Cajazeira, o brasileiro nomeado para coordenar o grupo de trabalho que vai definir as diretrizes internacionais para práticas de responsabilidade social. Só para efeito de comparação, ele lembra que a equipe responsável pela norma ISO 14001, de gestão ambiental, da qual também participou, envolveu 70 pessoas.

Cajazeira explica que o processo estabelece níveis de avanço até a aprovação final do documento. No estágio atual da ISO 2006, com a previsão de mais duas reuniões antes de seu lançamento, a avaliação foi que o melhor seria eleger uma força-tarefa com o propósito de dar forma e redação às idéias e aos conceitos discutidos. Assim, o Integrated Drafting Task Force (IDTF) terá que apresentar uma minuta de documento, gravada em CD, para que seja avaliada na próxima reunião.

Foi em meados de 2004, que a ISO,  organização responsável por estabelecer padrões internacionais quase sempre técnicos em diferentes áreas da economia, decidiu que iria preparar um guia de diretrizes para responsabilidade social, cujas recomendações se aplicariam a organizações de todos os tipos e portes. Para sustentar tamanha abrangência, a ISO montou um grupo de trabalho formado por representantes de seis segmentos diferentes da sociedade - consumidores; governo; indústria; empregados; Ongs; e serviço, suporte, pesquisa e outros -, de 75 países, além de observadores.

A plenária de Viena foi a quinta reunião, desde a primeira realizada no Brasil, em 2005. Pelo cronograma, o guia de diretrizes sobre responsabilidade social deverá estar pronto para ser lançado em novembro de 2009, informa Cajazeira que, além de presidente do grupo da ISO 26000 (o primeiro brasileiro a ocupar o posto nos 60 anos da entidade), coordena a área de competitividade industrial da Suzano Papel e Celulose.
A ISO 26000 vai funcionar como uma norma de procedimentos para que uma organização seja considerada socialmente responsável. O grupo de trabalho chegou a um consenso em torno de alguns conceitos-chave a serem considerados pelas organizações - sejam públicas ou privadas, Ongs, sindicatos, entidades setoriais.
Até o momento, foram listados sete pontos: governança organizacional (conformidade legal, prestação de contas, transparência, conduta ética); direitos humanos; práticas trabalhistas; meio ambiente (promoção do desenvolvimento e a difusão de tecnologias ambientalmente corretas, assim consideradas aquelas que são menos poluentes ou menos predatórias ao meio ambiente); práticas operacionais justas (anticorrupção e anti-suborno, concorrência leal); trato com os consumidores (lidando com questões como adoção de mecanismos de proteção aos dados e privacidade do consumidor); e desenvolvimento social.

Fonte: Valor Econômico (www.valoronline.com.br/ ), com base em matéria publicada.


Outros artigos desta seção:

Notícias da semana, publicadas entre 22 e 30 de abril

Fórum Amazônia Sustentável é lançado em São Paulo

População brasileira se interessa pelas práticas socioambientais das empresas

5º Congresso Gife reúne 700 lideranças do terceiro setor

74% dos paulistas investem em responsabilidade social local
todos os artigos