Página Principal  
site do ipea contato


Contato
A Pesquisa
Resultados
2ª Edição (2006)
1ª Edição (2002)
Parceria
Perguntas Freqüentes
Notícias
Veja Também
Entidades
Organizações Sociais
Revistas Digitais
Internacionais
Artigos
Apoio:
Rede Ipea

Instituto de Pesquisa
Econômica Aplicada - IPEA

Diretoria de Estudos
Sociais - DISOC

SBS, Ed. BNDES, 14º andar
Brasília - DF - 70.076-900

Fone: 61 - 3315 5282
Home > Notícias

Notícias

OCDE quer rigor do Brasil contra empresas que praticam suborno

O Brasil deveria reformar rapidamente sua legislação para que as empresas sejam diretamente responsabilizadas em casos de suborno a funcionários públicos no estrangeiro, segundo recomendações da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).  Em relatório divulgado em dezembro a entidade analisou os esforços do Brasil para cumprir os termos da Convenção de Combate à Corrupção de Funcionários Públicos Estrangeiros em Transações Comerciais Internacionais, da qual 37 países são signatários.

A OCDE conclui que o Brasil "não tomou as medidas necessárias para determinar as responsabilidades de pessoas jurídicas nos esquemas de pagamento de suborno a funcionários públicos estrangeiros" e deveria criar leis que sejam aplicadas nesses casos.

"O grupo de trabalho observa que o atual regime estatutário sobre as obrigações de pessoas jurídicas é inconsistente e, como conseqüência, as empresas não são punidas no Brasil por suborno internacional."

Esforços

Ainda segundo o relatório, dois casos "potenciais" de pagamento de propinas em outros países envolvendo empresas brasileiras teriam sido identificados pela entidade durante a visita de cinco dias feita pela equipe da OCDE ao Brasil nos meses de maio e junho. Os dois casos, mantidos em sigilo, ainda estão nos primeiros estágios da investigação, informou a entidade.

A OCDE ainda apontou que quatro investigações estão em andamento sobre o envolvimento de empresas brasileiras em irregularidades cometidas no programa da ONU Petróleo por Comida, pelo qual o antigo governo iraquiano vendia petróleo a vários países em troca de alimentos. As irregularidades envolveriam o pagamento ilícito de sobretaxas ao governo iraquiano em troca de contratos de petróleo.

O estudo da OCDE sugere que o Brasil deveria ser mais pró-ativo em detectar, investigar e processar casos de corrupção internacional e recomenda que o país reforce as medidas de combate ao suborno nos setores público e privado.

O grupo de trabalho, no entanto, destacou aspectos positivos dos esforços do Brasil na repressão aos casos de suborno internacionais, como o uso de técnicas investigativas especiais pelas autoridades para desvendar "crimes econômicos complexos".

"Outro avanço promissor é o atual trabalho das autoridades brasileiras para ajustar o sistema de combate à lavagem de dinheiro", observa o relatório.

A OCDE estabelece que o governo brasileiro preste contas sobre suas recomendações daqui a um ano.

Fonte: BBC Brasil (www.bbc.co.uk ), com base em matéria publicada.


Outros artigos desta seção:

Notícias da semana, publicadas entre 22 e 30 de abril

Fórum Amazônia Sustentável é lançado em São Paulo

População brasileira se interessa pelas práticas socioambientais das empresas

5º Congresso Gife reúne 700 lideranças do terceiro setor

74% dos paulistas investem em responsabilidade social local
todos os artigos