Os resultados da primeira etapa da Pesquisa Ação Social das Empresas, que o IPEA está realizando, pela segunda vez, nas regiões Sudeste e Nordeste, foram divulgados, no dia 6 de dezembro, por Glauco Arbix, presidente do Instituto, Anna Maria Peliano, Diretora de Estudos Sociais e coordenadora-geral do levantamento, e Nathalie Beghin, coordenadora-adjunta.
O documento divulgado fornece informações atualizadas para 2003, respondendo a perguntas como: tem crescido a atuação das empresas privadas na área social? O comportamento das empresas no atendimento de comunidades apresenta diferenças conforme o porte, a localização ou o setor de atividade econômica? Qual a proporção de empresas que nada fazem? O novo levantamento aponta, em caráter inédito, as razões pelas quais as empresas não realizam atividade social voluntária em favor das comunidades, além de investigar se as empresas fazem doações ou realizam ações sociais especificamente voltadas para o combate à fome.
Com esta Segunda Edição da Pesquisa, que retrata a atuação das empresas na área social, o IPEA pretende contribuir para que: o governo conheça melhor potenciais parceiros para a implementação de políticas sociais; as empresas identifiquem formas de aperfeiçoar sua participação; e a sociedade possa debater o papel do setor privado no campo social.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Pesquisa |