Página Principal  
site do ipea contato


Contato
A Pesquisa
Resultados
2ª Edição (2006)
1ª Edição (2002)
Parceria
Perguntas Freqüentes
Notícias
Veja Também
Entidades
Organizações Sociais
Revistas Digitais
Internacionais
Artigos
Apoio:
Rede Ipea

Instituto de Pesquisa
Econômica Aplicada - IPEA

Diretoria de Estudos
Sociais - DISOC

SBS, Ed. BNDES, 14º andar
Brasília - DF - 70.076-900

Fone: 61 - 3315 5282
Home > Notícias

Notícias

Mercosul forma rede de combate à pobreza

Com as limitações comerciais no Mercosul regulamentadas, depois que Brasil e Argentina assinaram acordo de salvaguardas na semana passada, os países do bloco pretendem agora reforçar os aspectos sociais da integração. De acordo com o novo presidente da Comissão Permanente de Representação do Mercosul, o argentino Carlos Alvarez, o bloco terá um Instituto Social para o Combate à Pobreza, uma Escola Regional de Formação de Funcionários Públicos e um Plano Estratégico para Zonas de Fronteiras.

Segundo Alvarez, os detalhes dos novos mecanismos de integração serão divulgados em 26 de março, em Buenos Aires, quando o Mercosul completa 26 anos. Nesse dia haverá um encontro dos ministros de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social dos quatro países que integram o bloco. Alvarez planeja organizar um evento em cada um dos quatro países do bloco (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai), na semana seguinte ao dia 26 de março. A Venezuela ainda está em processo de adesão ao bloco.

Em Montevidéu, haverá uma reunião para discutir a escola que pretende formar funcionários para as instituições do bloco. Em Assunção, haverá uma reunião para discutir o plano estratégico para melhorar a qualidade de vida dos moradores de zonas fronteiriças. A semana de eventos do Mercosul será encerrada no Brasil, quando ocorrerá uma partida de futebol entre uma equipe formada por jogadores do Mercosul contra europeus.

Os planos de relançamento do Mercosul são feitos periodicamente, a cada dois anos mais ou menos, quando os países estabelecem metas que quase nunca são cumpridas. "Desta vez não estamos fazendo anúncios bombásticos. Queremos avançar de maneira realista. A política de integração é mais ampla do que a agenda comercial e queremos ir nesse sentido", disse Alvarez.

 


Outros artigos desta seção:

Notícias da semana, publicadas entre 22 e 30 de abril

Fórum Amazônia Sustentável é lançado em São Paulo

População brasileira se interessa pelas práticas socioambientais das empresas

5º Congresso Gife reúne 700 lideranças do terceiro setor

74% dos paulistas investem em responsabilidade social local
todos os artigos