Página Principal  
site do ipea contato


Contato
A Pesquisa
Resultados
2ª Edição (2006)
1ª Edição (2002)
Parceria
Perguntas Freqüentes
Notícias
Veja Também
Entidades
Organizações Sociais
Revistas Digitais
Internacionais
Artigos
Apoio:
Rede Ipea

Instituto de Pesquisa
Econômica Aplicada - IPEA

Diretoria de Estudos
Sociais - DISOC

SBS, Ed. BNDES, 14º andar
Brasília - DF - 70.076-900

Fone: 61 - 3315 5282
Home > Notícias

Notícias

Cai índice de responsabilidade social

Houve um tempo em que preço baixo e qualidade no atendimento ao cliente eram diferenciais que as melhores lojas ofereciam. O consumidor de agora, no entanto, considera estes itens básicos, isto é, são o mínimo que uma loja deve oferecer. Isto é o que diz uma pesquisa, realizada pelo TSN INterScience, instituto do grupo Padrão.

Segundo a pesquisa, os itens que são mais levados em conta na hora da compra são qualidade dos produtos (36%), e atendimento ao consumidor (48%). "Isto é o básico, pois são os atributos que o consumidor mais leva em conta na hora de comprar", explicou Roberto Meir, especialista em relações de consumo. O quesito preço preocupa 34% dos consumidores pesquisados.

Variável que sofreu forte queda foi a que diz respeito à responsabilidade social. Em 2006, 42% dos consumidores consideravam este quesito determinante na hora da compra. Em 2007, apenas 22%.

"Isso não quer dizer que os consumidores deixaram de se preocupar com a responsabilidade social. Apenas mostra que responsabilidade social é algo básico que as empresas devem oferecer", analisou o especialista.

A pesquisa foi feita com 1250 pessoas das classes A, B, C e D residentes na cidade do Recife.Ela também foi realizada em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Fonte: Pe360graus


Outros artigos desta seção:

Notícias da semana, publicadas entre 22 e 30 de abril

Fórum Amazônia Sustentável é lançado em São Paulo

População brasileira se interessa pelas práticas socioambientais das empresas

5º Congresso Gife reúne 700 lideranças do terceiro setor

74% dos paulistas investem em responsabilidade social local
todos os artigos