Houve um tempo em que preço baixo e qualidade no atendimento ao cliente eram diferenciais que as melhores lojas ofereciam. O consumidor de agora, no entanto, considera estes itens básicos, isto é, são o mínimo que uma loja deve oferecer. Isto é o que diz uma pesquisa, realizada pelo TSN INterScience, instituto do grupo Padrão.
Segundo a pesquisa, os itens que são mais levados em conta na hora da compra são qualidade dos produtos (36%), e atendimento ao consumidor (48%). "Isto é o básico, pois são os atributos que o consumidor mais leva em conta na hora de comprar", explicou Roberto Meir, especialista em relações de consumo. O quesito preço preocupa 34% dos consumidores pesquisados.
Variável que sofreu forte queda foi a que diz respeito à responsabilidade social. Em 2006, 42% dos consumidores consideravam este quesito determinante na hora da compra. Em 2007, apenas 22%.
"Isso não quer dizer que os consumidores deixaram de se preocupar com a responsabilidade social. Apenas mostra que responsabilidade social é algo básico que as empresas devem oferecer", analisou o especialista.
A pesquisa foi feita com 1250 pessoas das classes A, B, C e D residentes na cidade do Recife.Ela também foi realizada em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
Fonte: Pe360graus |