Página Principal  
site do ipea contato


Contato
A Pesquisa
Resultados
2ª Edição (2006)
1ª Edição (2002)
Parceria
Perguntas Freqüentes
Notícias
Veja Também
Entidades
Organizações Sociais
Revistas Digitais
Internacionais
Artigos
Apoio:
Rede Ipea

Instituto de Pesquisa
Econômica Aplicada - IPEA

Diretoria de Estudos
Sociais - DISOC

SBS, Ed. BNDES, 14º andar
Brasília - DF - 70.076-900

Fone: 61 - 3315 5282
Home > Notícias

Notícias

Empresas da América Latina mais sensíveis à Responsabilidade Social

De acordo com uma pesquisa recém-divulgada realizada pelo Economist Intelligence Group para a HP na América Latina, a responsabilidade social nas empresas (Corporate Social Responsibility - CSR) se tornou um item de grande importância, beneficiando os negócios na região. Nove entre 10 executivos entrevistados afirmaram que a CSR é hoje mais relevante para as empresas do que foi há três anos.

Segundo os resultados do estudo, um número crescente de empresas da região está implementando cada vez mais programas CSR em suas atividades. A maioria delas declarou que está falando mais sobre CSR ou está conduzindo iniciativas CSR em níveis mais aprofundados. As empresas estão se envolvendo em atividades que abrangem desde educação e ambiente até saúde e patrocínio de esportes para crianças. Os principais interesses CSR se concentram em áreas educacionais e ambientais.

A pesquisa também mostrou que, no seu relacionamento com a cadeia de suprimentos, as empresas na América Latina estão exigindo que parceiros e fornecedores respeitem um código específico de conduta. A maior parte dessas companhias está claramente preocupada com as ações dos fornecedores de bens e serviços.

De acordo com a maior parte dos executivos, a decisão de implementar programas CSR vem tipicamente da administração sênior ou de acionistas pedindo que a companhia seja mais responsável socialmente. Ao discutir os benefícios que os programas oferecem, muitos citaram como principal resultado o incentivo do espírito de grupo. Também houve avanços na relação com governos locais e com a comunidade próxima. De modo geral, a maioria dos executivos sentiu que a implementação de um programa CSR conferiu às empresas uma vantagem competitiva e também ajudou para criar uma imagem positiva marca.

A pesquisa, que foi realizada pela Economist Intelligence Unit para a HP, entrevistou 85 executivos na região da América Latina. A amostra pesquisada veio de 15 países, representando empresas de vários portes e indústrias, entre elas serviços profissionais, manufatura, agricultura/agronegócios, química, bens de consumo, energia e recursos naturais, saúde/farmacêutica/biotecnologia.

Fonte: Pauta Social


 


Outros artigos desta seção:

Notícias da semana, publicadas entre 22 e 30 de abril

Fórum Amazônia Sustentável é lançado em São Paulo

População brasileira se interessa pelas práticas socioambientais das empresas

5º Congresso Gife reúne 700 lideranças do terceiro setor

74% dos paulistas investem em responsabilidade social local
todos os artigos