Página Principal  
site do ipea contato


Contato
A Pesquisa
Resultados
2ª Edição (2006)
1ª Edição (2002)
Parceria
Perguntas Freqüentes
Notícias
Veja Também
Entidades
Organizações Sociais
Revistas Digitais
Internacionais
Artigos
Apoio:
Rede Ipea

Instituto de Pesquisa
Econômica Aplicada - IPEA

Diretoria de Estudos
Sociais - DISOC

SBS, Ed. BNDES, 14º andar
Brasília - DF - 70.076-900

Fone: 61 - 3315 5282
Home > Notícias

Notícias

Normalização em Responsabilidade Social

No dia 18 de outubro realiza-se na cidade do Rio de Janeiro o segundo seminário de um ciclo de cinco eventos sobre Normalização em Responsabilidade Social que está sendo desenvolvido em cinco capitais brasileiras numa parceria da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas com a Petrobrás. Os objetivos são divulgar os trabalhos desenvolvidos, em nível nacional e internacional, sobre normalização em Responsabilidade Social e incentivar a participação da sociedade nas atividades do Comitê Técnico da ABNT sobre Responsabilidade Social. Os demais seminários ocorrerão em São Paulo (22 de novembro), Recife (7 de dezembro) e Porto Alegre (11 de janeiro de 2007). No evento do Rio de Janeiro haverá a apresentação do escopo das normas brasileiras de RSE - NBR 16001 e NBR 16002; do processo de construção da ISO 26000; e mesas com todos os representantes dos stakeholders (partes interessadas) comentando tópicos, tais como: conjuntos de princípios gerais que a norma deve conter; definição dos pontos-chave do documento; filantropia versus Responsabilidade Social: distinção do que a norma deve conter; uso de conceitos como supply chain, cadeia de valor e esfera de influência.

Representantes dos trabalhadores

Neste processo estão presentes o Dieese - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, na pessoa de Clóvis Scherer como representante dos trabalhadores e movimento sindical brasileiro; e o Observatório Social, tendo Regina Queiroz como observadora na mesma categoria. Regina destaca a importância de uma ampla participação dos trabalhadores no ciclo de eventos, por tratarem de temas que são de grande interesse do movimento sindical brasileiro. No primeiro seminário, ocorrido dia 19 de setembro, em Brasília, não houve participação de nenhum sindicato. Os organizadores esperam reverter esta situação nos próximos.

Normas existentes

No Brasil já existem duas normas sobre responsabilidade social: a ABNT NBR 16001 e a ABNT NBR 16002. Ambas serão objeto de debates nos eventos junto com o projeto da futura norma, ISO 26000.

A norma ISO 26000 irá abordar os seguintes temas: meio ambiente, direitos humanos, relações de trabalho, governança organizacional, práticas empresariais justas, envolvimento comunitário/desenvolvimento social e questões dos consumidores.

Os direitos fundamentais no trabalho deverão integrar o item direitos humanos, reservando para o tema relações de trabalho assuntos como treinamento, condições de trabalho e emprego.

Serviço:

Seminário sobre Normalização em Responsabilidade Social
Quando: 18 de outubro de 2006 - das 9 às 18 horas
Onde: Auditório da FIRJAN - Av. Graça Aranha, 1 - Centro - Rio de Janeiro
Informações e inscrições: www.abnt.org.br
 


Outros artigos desta seção:

Notícias da semana, publicadas entre 22 e 30 de abril

Fórum Amazônia Sustentável é lançado em São Paulo

População brasileira se interessa pelas práticas socioambientais das empresas

5º Congresso Gife reúne 700 lideranças do terceiro setor

74% dos paulistas investem em responsabilidade social local
todos os artigos