Página Principal  
site do ipea contato


Contato
A Pesquisa
Resultados
2ª Edição (2006)
1ª Edição (2002)
Parceria
Perguntas Freqüentes
Notícias
Veja Também
Entidades
Organizações Sociais
Revistas Digitais
Internacionais
Artigos
Apoio:
Rede Ipea

Instituto de Pesquisa
Econômica Aplicada - IPEA

Diretoria de Estudos
Sociais - DISOC

SBS, Ed. BNDES, 14º andar
Brasília - DF - 70.076-900

Fone: 61 - 3315 5282
Home > Notícias

Notícias

Pesquisa analisa inclusão da RSE na estratégia das empresas

Uma pesquisa realizada pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) com 3110 empresas brasileiras, em 2007, revelou que 91% dessas organizações incluem a responsabilidade social em sua estratégia. Deste número, 33% são empresas de grande porte, 56% médio porte e, 11% pequeno porte, que têm colocado em seu planejamento ações de responsabilidade socioambiental, incorporação de medidas socioeducativas e implantação de projetos sociais.

O relatório socioambiental é um instrumento muito interessante para divulgação das ações da empresa e para o início do diálogo com os seus públicos de interesse. "As ações socioambientais não evoluem da noite para o dia, existe todo um processo de envolvimento dos funcionários, adaptação, mudanças e melhorias", explica Andrea Goldschmidt, sócia da Apoena Social e professora da ESPM. "A evolução dessas ações pode ser relatada nos relatórios socioambientais de forma a criar transparência e compromissos públicos".

À medida que há aumento do envolvimento interno e externo, as ações se sofisticam, e os compromissos públicos ficam maiores, a empresa tende a migrar para o que o mercado convencionou chamar de Relatório de Sustentabilidade. Para elaborar deste tipo de Relatório, a Apoena Social utiliza uma metodologia baseada no levantamento de informações da empresa, seus públicos de interesse e mercado de atuação, e na disponibilização de equipe especializada para avaliar, diagnosticar e apresentar um relatório completo de atividades socialmente responsáveis.

Além da publicação de dados pertinentes ao negócio e às ações desenvolvidas pela empresa, a consultoria cria, em conjunto com as áreas da organização, um plano de ações que podem ser colocadas em prática, melhorando continuamente o seu desempenho em termos de sustentabilidade. "O Relatório é muito importante para a empresa, pois visa melhorias não só para o seu negócio, mas também para a sociedade", diz Andrea. "É uma maneira de as empresas definirem ações mais consistentes para o ano seguinte, alinhadas à estratégia de negócios e às demandas da sociedade onde atua", completa.

Outro ponto a ser considerado é o custo. Muitas empresas ainda não investem no diagnóstico de suas atividades socioambientais por imaginar que terão um gasto elevado. O custo de um relatório inicial não é tão alto, especialmente ao levar em consideração os benefícios que este trabalho pode trazer para os negócios. Segundo Andrea Goldschmidt, "a impressão dos relatórios muitas vezes é bastante onerosa, mas é possível, por exemplo, que a divulgação seja feita no site da organização, gerando bons resultados. O importante é ser transparente e firmar compromissos com o desenvolvimento sustentável".


Outros artigos desta seção:

Notícias da semana, publicadas entre 22 e 30 de abril

Fórum Amazônia Sustentável é lançado em São Paulo

População brasileira se interessa pelas práticas socioambientais das empresas

5º Congresso Gife reúne 700 lideranças do terceiro setor

74% dos paulistas investem em responsabilidade social local
todos os artigos