Página Principal  
site do ipea contato


Contato
A Pesquisa
Resultados
2ª Edição (2006)
1ª Edição (2002)
Parceria
Perguntas Freqüentes
Notícias
Veja Também
Entidades
Organizações Sociais
Revistas Digitais
Internacionais
Artigos
Apoio:
Rede Ipea

Instituto de Pesquisa
Econômica Aplicada - IPEA

Diretoria de Estudos
Sociais - DISOC

SBS, Ed. BNDES, 14º andar
Brasília - DF - 70.076-900

Fone: 61 - 3315 5282
Home > Notícias

Notícias

Notícias da semana, publicadas entre 03 a 08 de fevereiro

Ecoturismo cresce 20% ao ano e empresário aposta na gestão
Estima-se que mais de meio milhão de pessoas no Brasil pratiquem, por ano, o ecoturismo, que deve empregar cerca de 30 mil pessoas, através de, no mínimo, 5 mil empresas e instituições privadas. Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), enquanto o turismo cresce 7,5% ao ano, o ecoturismo cresce mais de 20%. Cada vez mais, empresários paulistas do setor passam por capacitação para tornar a gestão do seu negócio mais eficiente. Segundo especialistas, o aprendizado passa a ser um diferencial competitivo de mercado.  (Instituto Ethos, 08/02/2008)

Indústrias tentam reduzir impacto do lixo do consumidor
Em tempos de sustentabilidade, conceber novas maneiras de cuidar do meio ambiente virou obsessão de praticamente todas as grandes companhias do mundo. Trata-se de uma mudança radical na maneira como as empresas têm de pensar seu negócio. Até agora, as companhias se limitavam a assegurar que seus produtos chegassem às prateleiras. O que o consumidor fazia com eles não lhes dizia respeito. Hoje, elas começam a trilhar o caminho inverso, o do consumidor de volta à empresa -- num movimento conhecido como logística reversa. Esse esforço foi iniciado por duas razões principais. A primeira é a crescente pressão de ONGs, que defendem a redução da produção de lixo do planeta, es pecialmente o gerado pelo consumo de equipamentos eletrônicos. Nos últimos tempos, o Greenpeace tem se dedicado a uma série de manifestações contra o lixo eletrônico. Em julho de 2007, ativistas da ONG montaram uma torre com peças de computador em frente ao Ministério das Comunicações e Tecnologia da Informação da Índia. Nas últimas semanas, incentivaram o envio de mensagens de protesto a fabricantes de consoles de videogames contra a falta de reciclagem de equipamentos usados. Também os governos estão mais atentos à questão -- a segunda razão a impulsionar a logística reversa. Nos últimos meses, vários países têm buscado endurecer a legislação referente a questões ambientais. (Instituto Ethos, 08/02/2008)

Arte, cidadania e responsabilidade social integram programa de recepção ao calouro na UNAERP
Para celebrar a chegada dos novos alunos e recepcionar os veteranos, a Universidade de Ribeirão Preto - Unaerp preparou uma programação cultural e artística especial, com música ao vivo, apresentações de dança e teatro, atividades esportivas, exposições de obras de arte, além várias palestras, ações e atividades de responsabilidade3 social, entre outras. A Universidade irá receber representantes da cultura popular e universal produzida por associações culturais da cidade, como é o caso da Academia Sanguetsu de Ikebama, da Banda Tom Amaro ? Tai Chi e do Grupo de Dança Afro do Centro Cultural Orunmilá, formado por jovens carentes que se dedicam à divulgação da cultura afro-brasileira, entre outros. A partir do dia 11 de fevereiro, o burburinho tradicional entre corredores, salas e alamedas se fará novamente presente na Universidade de Ribeirão Preto. O início das aulas marca para os alunos que chegam à Unaerp uma nova etapa em suas vidas, que é a entrada em um universo cheio de conhecimento, oportunidades e grandes amizades. (UniversiaBRasil, 08/02/2008)

Projeto reúne jovens de comunidades de Fortaleza para produção de jornais
Desenvolvido pela ONG Comunicação e Cultura, o projeto "Jornais Juvenis Associados" realizou, no dia 25 de janeiro, uma oficina de "Diagramação manual de jornais" com representantes de grupos juvenis de Fortaleza. Os participantes têm formação integrada no projeto, que objetiva a criação e publicação de jornais juvenis em diferentes comunidades de Fortaleza e, conseqüentemente, a democratização da comunicação na cidade. O projeto garante publicação de quatro edições de cada jornal, com tiragem de até 1.500 exemplares. Com o conhecimento de editoração eletrônica, os jovens poderão aproveitar melhor a disposição de informações nas páginas de cada publicação. Outras temáticas abordadas na formação são comunicação crítica, protagonismo juvenil, autosustentabilidade dos grupos, mobilização e política, cultura e arte. (Mobilizadores COEP, 08/02/2008)

Desmatamento na Amazônia Releva Insustentabilidade do Modelo Agroexportador
O recorde de aumento do desmatamento da floresta amazônica nos últimos quatro meses nos desafia a buscar respostas e responsabilidades. Depois de quatro anos da festejada queda no desmatamento, amargamos esta notícia dramática.
No momento em que isto acontece, o ministro Celso Amorim viaja a Davos, Suíça, ao Foro Econômico Mundial, para encaminhar a proposta de retomada da Rodada de Doha na OMC - Organização Mundial do Comercio - buscando novamente a ampliação do acesso aos mercados para os produtos agrícolas e pecuários que exportamos.  Esta prioridade da política externa brasileira tem sido ainda mais reforçada com a tentativa de consolidar o Brasil como um dos principais fornecedores de agroenergia para o mundo, com promessas contundentes e altamente questionáveis de que isto não traria impactos para a Amazônia. (Adital, 07/02/2008)

Inscrições abertas para 5º Congresso GIFE
As inscrições para o 5º Congresso GIFE sobre Investimento Social Privado, de 02 a 04 de abril, em Salvador (BA), estão abertas. Com o tema Experiências Locais, Transformações Globais, estarão em pauta durante o evento as complexidades dos novos arranjos do Investimento Social Privado, sua legitimidade e sustentabilidade, e as possibilidades de ações supranacionais. O tema reflete o momento em que o Brasil passa, ao assumir um papel de articulador e propositor no campo do investimento social privado. "Temos a oportunidade de dialogar de igual para igual com experiências de investimento social privado e filantropia de qualquer outra parte do mundo, seja no hemisfério sul ou norte, sejam em países desenvolvidos ou em desenvolvimento", afirma o secretário-geral do GIFE, Fernando Rossetti. O 5º Congresso GIFE sobre ISP representa um espaço privilegiado de relacionamento e intercâmbio entre os atores nacionais e internacionais mais relevantes para a transformação social, motivando a troca de experiências e o debate de soluções para os desafios sociais e ambientais, antes restritos aos países menos desenvolvidos. (Rede Gife Online, 01/02/08)

 

 

 

 

 


Outros artigos desta seção:

Notícias da semana, publicadas entre 22 e 30 de abril

Fórum Amazônia Sustentável é lançado em São Paulo

População brasileira se interessa pelas práticas socioambientais das empresas

5º Congresso Gife reúne 700 lideranças do terceiro setor

74% dos paulistas investem em responsabilidade social local
todos os artigos