Página Principal  
site do ipea contato


Contato
A Pesquisa
Resultados
2ª Edição (2006)
1ª Edição (2002)
Parceria
Perguntas Freqüentes
Notícias
Veja Também
Entidades
Organizações Sociais
Revistas Digitais
Internacionais
Artigos
Apoio:
Rede Ipea

Instituto de Pesquisa
Econômica Aplicada - IPEA

Diretoria de Estudos
Sociais - DISOC

SBS, Ed. BNDES, 14º andar
Brasília - DF - 70.076-900

Fone: 61 - 3315 5282
Home > Notícias

Notícias

Notícias da semana, publicadas entre 17 a 20 de março

Firjan promove seminário
A Firjan promoverá nesta quarta-feira, dia 20, às 14h30min, o seminário 'Incentivos Fiscais: Um Estímulo ao Investimento Social Privado'. O seminário irá inaugurar a segunda etapa do circuito de capacitação em responsabilidade social. A palestra será proferida pelo coordenador da empresa Full Jazz Comunidade, José Antônio Melchert é dirigida a empresários e executivos que tenham interesse em conhecer e se preparar para uma gestão socialmente responsável, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social. O evento acontecerá no Auditório do SESI/SENAI, em Resende. (Diario do Vale Online, 18/03/2008)

Faturamento do turismo em 2007 supera expectativa do mercado e gera mais empregos
O faturamento das 92 maiores empresas do setor turístico cresceu 14,8% em 2007, gerando um montante de R$ 34,1 bilhões. Os principais segmentos que contribuíram para esse desempenho foram: locadoras de automóveis, companhias aéreas e operadoras de receptivo. O resultado é apontado na IV Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo (PACET). Em face do desempenho do setor em 2007, os dirigentes acreditam que o faturamento continuará subindo e, para 2008, pensam que o aumento médio será de 16,7%. A PACET é feita pela FGV/Ebape e encomendada pelo Ministério do Turismo/Embratur. Nesta edição da PACET foram inseridas questões relativas à Responsabilidade Social Corporativa (RSC). Os resultados mostram que 76% das empresas investiram em RSC, em 2007, e 58% possui orçamento específico para isso. O investimento, no ano, alcançou um total de R$ 10,5 milhões. Além do meio ambiente, as ações sociais são voltadas a crianças e adolescentes por meio de atividades predominantemente destinadas à educação. (Portal Fator Brasil, 18/03/2008)

Indústria mostra o que está fazendo para reduzir o consumo de sacolas plásticas
Soluções para o uso e o descarte excessivos de embalagens será o tema central das apresentações dos representantes da indústria do plástico no seminário "Sacolas plásticas: a vilã da história?", promovido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), na segunda-feira, dia 17, no auditório do Centro Operacional - Prédio 6 - em Xerém - Rio de Janeiro. Participam do evento o diretor-superintendente do Instituto Nacional do Plástico (INP), Paulo Dacolina; o presidente da Plastivida Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos, Francisco de Assis Esmeraldo; e o presidente da Associação Brasileira de Embalagens Plásticas Flexíveis (Abief), Rogério Mani. O seminário é comemorativo ao Dia Mundial do Consumidor e tem como objetivo reunir agentes e representantes de vários setores da sociedade para um amplo debate sobre a responsabilidade dos fabricantes e fornecedores de bens e serviços e dos consumidores no combate ao desperdício e na preservação do meio ambiente.  A indústria tem certeza de que há caminhos para promover a conscientização ambiental e mudar o comportamento dos consumidores. "Não podemos tratar o plástico como lixo. É preciso que haja uma mudança comportamental da sociedade. Isso só será possível por meio de ações de educação", afirma Esmeraldo. (Moto Online,  17/03/2008)

A Eco Business Show 2008  
Eco Business Show 2008, Feira e Congresso de Econegócios e Sustentabilidade , acontecerá de 24 a 27 de novembro, e conta com três auditórios para discutir temas atuais como responsabilidade social, boas práticas ambientais que envolvem desde a questão da sustentabilidade em setores que estão em franco crescimento, como a construção civil, créditos de carbono e biotecnologia, até legislação ambiental, infra-estrutura de saneamento, biodiesel e agricultura familiar, novas tecnologias para transporte, recursos hídricos, gestão de resíduos, responsabilidade sócio-ambiental, entre outros temas. "A intenção é reunir profissionais que queiram participar desse evento para transformá-lo em algo completamente diferente. A idéia é, além de trocar experiências, permitir a geração de novos negócios no campo da sustentabilidade. Queremos que os participantes interajam e mostrem o que estão realizando de fato em suas empresas e instituições", afirma Ricardo Guggisberg, idealizador do projeto e diretor da MES Eventos, organizadora do Eco Business Show. (Jornal O Debate, 17/03/2008)

Como será o amanhã?
Os pesquisadores construíram cenários com base em três plausíveis "mundos do trabalho" em 2020: o azul, o verde e o laranja. Cenário 1 - Segundo o executivo, no mundo azul, o mundo das grandes corporações, o capitalismo de grandes empresas continua dominando o mercado à medida que as organizações crescem cada vez mais. Os interesses individuais prevalecem sobre a responsabilidade social. Nesse cenário, as empresas ditam a escolha de estilo de vida e tornam-se provedores importantes de serviços aos empregados. A tecnologia confunde vida dentro e fora do trabalho. "Apesar de oferecerem cestas de benefícios bem atrativas, no mundo azul o foco são os resultados", completa Lins, informando que este cenário já existe hoje, mas a tendência é que ele se fortaleça ainda mais.   No cenário 2 - Já com  a responsabilidade social dominando a agenda corporativa com questões ligadas a mudanças demográficas é a característica principal do mundo verde. O futuro nesse caso permite que o sucesso das empresas seja caracterizado pelas suas credenciais ecológicas e os consumidores direcionam o comportamento corporativo. Lins diz que o clima e a sustentabilidade, por sua vez, se tornam os direcionadores centrais dos negócios. Enquanto isso, os empregados são mais engajados e a legislação trabalhista influencia o comportamento responsável do empregador. (Correio da Bahia, 16/03/2008)


Outros artigos desta seção:

Notícias da semana, publicadas entre 22 e 30 de abril

Fórum Amazônia Sustentável é lançado em São Paulo

População brasileira se interessa pelas práticas socioambientais das empresas

5º Congresso Gife reúne 700 lideranças do terceiro setor

74% dos paulistas investem em responsabilidade social local
todos os artigos