Página Principal  
site do ipea contato


Contato
A Pesquisa
Resultados
2ª Edição (2006)
1ª Edição (2002)
Parceria
Perguntas Freqüentes
Notícias
Veja Também
Entidades
Organizações Sociais
Revistas Digitais
Internacionais
Artigos
Apoio:
Rede Ipea

Instituto de Pesquisa
Econômica Aplicada - IPEA

Diretoria de Estudos
Sociais - DISOC

SBS, Ed. BNDES, 14º andar
Brasília - DF - 70.076-900

Fone: 61 - 3315 5282
Home > Notícias

Notícias

A sustentabilidade das instituições financeiras

Terminou recentemente o período de audiência pública para revisão dos critérios de seleção de empresas que irão compor a terceira carteira de ações do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da Bovespa, que entrará em vigor a 1º. de dezembro deste ano. Esse processo de revisão anual objetiva tornar ainda mais criteriosa a seleção de empresas que possuem boas práticas de governança corporativa e gestão socioambiental, aprofundando os temas mais relevantes da atualidade, como mudanças climáticas, direitos humanos e transparência de informações.

Especificamente para as empresas do setor financeiro, a revisão dos critérios do ISE trará novas questões que abordam a necessidade de reavaliação do perfil da carteira de crédito frente às mudanças do clima, a utilização de condicionantes socioambientais nos contratos de financiamentos, a ampliação da oferta de produtos e serviços financeiros com foco em sustentabilidade e abertura mais detalhada de informações ao público sobre a 'pegada' ecológica das instituições financeiras. Cada uma dessas questões visa identificar se implantaram políticas para setores que mais afetam ou são afetados pelas mudanças do clima (florestas, petroquímico, hidrelétricas, agronegócio), se condicionam os financiamentos ao cumprimento de planos de mitigação de impactos socioambientais, se oferecem linhas de crédito específicas para projetos de energias renováveis e se divulgam as razões da rejeição dos projetos que analisaram no âmbito dos Princípios do Equador (conjunto de critérios para avaliação dos riscos socioambientais em operações de project finance).


Ao incorporar essas questões na avaliação de empresas, o ISE cumpre o seu papel de indutor na adoção de melhores práticas de sustentabilidade na estratégia de negócios das instituições financeiras. Nesse sentido, os quatro maiores bancos brasileiros - Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Unibanco -, que integram a carteira do ISE desde seu lançamento, terão que comprovar que nos últimos doze meses avançaram na adoção dessas práticas em seus processos de tomada de decisão. O maior rigor dos critérios de avaliação dos bancos e o crescente número de bancos que estão abrindo capital deverão tornar as futuras revisões anuais do ISE ainda mais empolgantes. Somente no primeiro semestre, cinco bancos passaram a ter suas ações listadas na Bovespa e outros cinco têm ofertas públicas de ações sendo analisadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Esses bancos estreantes deverão aprimorar suas práticas de governança e gestão socioambiental, buscando equiparar o peso das metas de desempenho socioambientais às metas econômico-financeiras e incluir suas ações no ISE.

Algumas instituições financeiras, reconhecendo a relevância da gestão dos riscos socioambientais em seus processos de análise e aprovação de crédito, solicitaram que a Serasa desenvolvesse critérios de avaliação desses riscos para as empresas tomadoras de crédito. Em uma primeira etapa, a Serasa lançará no dia 31 de julho o Relatório de Responsabilidade Ambiental, que será importante instrumento para mensurar o comprometimento das empresas com as questões ambientais. Nos próximos meses lançará um produto semelhante, voltado à avaliação das questões sociais. Essa iniciativa da Serasa é um passo decisivo para a incorporação da sustentabilidade nos negócios, considerando que o crédito é um dos elementos que mais pode exercer o papel de indutor no desenvolvimento da gestão socioambiental das empresas.

Além do ISE e da nova iniciativa da Serasa, dois outros acontecimentos recentes sinalizam que as considerações socioambientais estão avançando no setor financeiro. No final de junho a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) deu início a uma série de eventos mensais para discutir o tema da sustentabilidade. O primeiro foi para divulgar entre seus associados o manual da rede internacional de ONGs BankTrack 'Do''s and Dont''s of Sustainable Banking' (O que fazer e não fazer em um banco sustentável). Lançado por essa rede que monitora as práticas socioambientais dos bancos ao redor do mundo, o manual apresenta recomendações específicas. Também no final do mês passado, a International Finance Corporation (IFC) anunciou que irá adquirir uma participação acionária no Banco Fibra no valor de US$ 20 milhões e que já aprovou um empréstimo no valor de US$ 30 milhões ao banco. Como ocorreu em situações semelhantes nas quais aportou recursos em outros bancos, a IFC deve exercer papel indutor no aprimoramento da gestão de riscos do banco, que deverá incorporar a avaliação dos riscos socioambientais em suas decisões de crédito.

A partir da adesão em 2004 dos maiores bancos brasileiros aos Princípios do Equador, a intensidade da inclusão da sustentabilidade em suas estratégias de negócios vem surpreendendo favoravelmente. O lançamento do ISE no final de 2005, as ofertas de ações de pelo menos dez bancos médios, as iniciativas de Serasa,Febraban e IFC podem representar o início de uma segunda e importante etapa, na qual os bancos médios também passam a incorporar a sustentabilidade em seus negócios.


Outros artigos desta seção:

Notícias da semana, publicadas entre 22 e 30 de abril

Fórum Amazônia Sustentável é lançado em São Paulo

População brasileira se interessa pelas práticas socioambientais das empresas

5º Congresso Gife reúne 700 lideranças do terceiro setor

74% dos paulistas investem em responsabilidade social local
todos os artigos