Página Principal  
site do ipea contato


Contato
A Pesquisa
Resultados
2ª Edição (2006)
1ª Edição (2002)
Parceria
Perguntas Freqüentes
Notícias
Veja Também
Entidades
Organizações Sociais
Revistas Digitais
Internacionais
Artigos
Apoio:
Rede Ipea

Instituto de Pesquisa
Econômica Aplicada - IPEA

Diretoria de Estudos
Sociais - DISOC

SBS, Ed. BNDES, 14º andar
Brasília - DF - 70.076-900

Fone: 61 - 3315 5282
Home > Notícias

Notícias

Notícias da semana, publicadas entre 21 a 25 de janeiro

Sustentabilidade ambiental será tema do 5º Fórum Mundial de Comunicação Social
Realizado pela Associação Latino-Americana de Agências de Publicidade (Alap), o fórum irá debater o tema Ações de Sustentabilidade Ambiental entre profissionais e estudantes de marketing, propaganda, relações públicas e jornalismo. O evento tem como objetivo avaliar e estimular o crescimento do terceiro setor, transmitir conhecimentos de marketing e premiar peças e campanhas de publicidade social e de bem público. O 5º Fórum Mundial de Comunicação Social será realizado no dia 25 de março, das 8h às 20h, no Salão de Atos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). (Fórum, 25/01)

OCDE quer rigor do Brasil contra empresas que praticam suborno
Brasil deveria reformar rapidamente sua legislação para que as empresas sejam diretamente responsabilizadas em casos de suborno a funcionários públicos no estrangeiro, segundo recomendações da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).  Em relatório divulgado em dezembro a entidade analisou os esforços do Brasil para cumprir os termos da Convenção de Combate à Corrupção de Funcionários Públicos Estrangeiros em Transações Comerciais Internacionais, da qual 37 países são signatários.
A OCDE conclui que o Brasil "não tomou as medidas necessárias para determinar as responsabilidades de pessoas jurídicas nos esquemas de pagamento de suborno a funcionários públicos estrangeiros" e deveria criar leis que sejam aplicadas nesses casos. (Mobilizadores COEP, 24/01)

Projeto de bancos sociais é apresentado a empresários pernambucanos
O Grupo Gerdau, em conjunto com a Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe) e o movimento Ação Empresarial, apresentará para empresários pernambucanos uma iniciativa já realizada com sucesso no Rio Grande do Sul: o Banco Social. A Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais tem como meta transformar o desperdício em beneficio social, oferecendo às comunidades carentes excedentes industriais dos mais diversos segmentos, como vestuário, alimentação e mobiliário, além de proporcionar cursos de capacitação, treinamento, e principalmente introduzir as técnicas de "Gestão Empresarial" ao terceiro setor. (JC OnLine, 23/01)

Manual apresenta formas sustentáveis de implementar projetos
Estimular e qualificar a formulação de projetos voltados ao acesso cultural, auxiliando proponentes a desenvolver iniciativas dessa natureza. Esse é o objetivo do Manual de Apoio à Elaboração de Projetos de Democratização Cultural, lançado pelo Grupo Votorantim. O material, disponível para download gratuito, conta com a coordenação do Instituto Votorantim e é acompanhado por um vídeo, que complementa as informações de forma lúdica e explicativa, mostrando formas criativas e sustentáveis de desenvolver e implementar projetos culturais.
Outro objetivo do material é fomentar o debate sobre questões relacionadas à ampliação e qualificação do acesso à cultura no Brasil. "Além de patrocinar projetos culturais, o Grupo Votorantim reconhece a importância de produzir e disseminar conhecimento sobre democratização cultural, auxiliando os proponentes na execução de seus projetos, desde a concepção", comenta Lárcio Benedetti, gerente de desenvolvimento cultural do Instituto Votorantim. A iniciativa faz parte do núcleo de conhecimento do Programa de Democratização Cultural Votorantim, consolidado a partir da realização do 1° Seminário Internacional de Democratização Cultural, ocorrido em agosto de 2007. (Assessoria de Imprensa, 21/01)

Cosméticos incrementam renda de jovens na Caatinga
Pelo menos 12 plantas medicinais da Caatinga estão sendo empregadas para a produção de fitocosméticos, como sabonetes, óleos e sais de banho, por mais de 100 jovens recém-formados no ensino médio em municípios pobres no interior do Rio Grande do Norte. Os adolescentes tiveram aulas para produção dos cosméticos com a  Fitovida, uma organização não-governamental que tem apoio do GEF Caatinga (projeto para a Caatinga do Fundo Global para o Meio Ambiente). A capacitação durou quatro meses e incluiu noções de botânica, ecologia, agronomia e cultivo de plantas medicinais, além de lições sobre como retirar as cascas das árvores sem danificá-las e técnicas de laboratório para aprender a extrair as essências das plantas. Trata-se do primeiro módulo de um curso que deve durar oito meses e ainda está em fase de implantação, segundo a química da Fitovida Silvana Gomes.(Pnud, 21/01)

Burocracia limita arrecadação de recursos para a infância
Os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente (FDCAs) poderiam arrecadar até 10 vezes mais do que obtêm hoje se não existissem tantos entraves burocráticos às doações de pessoas físicas e jurídicas, feitas por meio de deduções do Imposto de Renda devido. A constatação se baseia em projeções elaboradas pelo Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Unafisco Sindical). A entidade defende a aprovação do Projeto de Lei 1300/99, que facilita as contribuições.
Qualquer cidadão pode deduzir até 6% do IR devido e empresas até 1% do tributo em benefício dos FDCAs, que existem em âmbito nacional, estadual e municipal. Segundo o material produzido pela Unafisco, os Fundos dos 26 estados mais o Distrito Federal arrecadaram, em 2005, um montante de R$ 44,2 milhões. O valor representa ínfimo 0,04% do IR devido das pessoas físicas e 0,083% das jurídicas naquele ano. (Andi, 23/01)

Mulher no mercado de trabalho ajuda a diminuir pobreza
Eliminar barreiras para a mulher entrar no mercado de trabalho pode ser mais eficaz para reduzir a pobreza do que igualar salários de homens e mulheres, indica uma projeção feita a partir de dados de El Salvador, México, Brasil, Argentina e Chile. As simulações estatísticas apontam que, no Brasil, uma remuneração semelhante para os dois sexos diminuiria em 10% a proporção de pobres; com acesso igual ao mercado de trabalho, a queda seria de 25%, segundo um estudo do Centro Internacional de Pobreza, uma instituição de pesquisa do PNUD, resultado de uma parceria com o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea).
Intitulado "O Peso das Desigualdades de Gênero para a Sociedade" e publicado na 13ª edição da revista do Centro de Pobreza, chamada Pobreza em Foco, o estudo simulou duas situações e verificou qual seria o impacto na renda das famílias. (PrimaPagina, 23/01)


Outros artigos desta seção:

Notícias da semana, publicadas entre 22 e 30 de abril

Fórum Amazônia Sustentável é lançado em São Paulo

População brasileira se interessa pelas práticas socioambientais das empresas

5º Congresso Gife reúne 700 lideranças do terceiro setor

74% dos paulistas investem em responsabilidade social local
todos os artigos