Página Principal  
site do ipea contato


Contato
A Pesquisa
Resultados
2ª Edição (2006)
1ª Edição (2002)
Parceria
Perguntas Freqüentes
Notícias
Veja Também
Entidades
Organizações Sociais
Revistas Digitais
Internacionais
Artigos
Apoio:
Rede Ipea

Instituto de Pesquisa
Econômica Aplicada - IPEA

Diretoria de Estudos
Sociais - DISOC

SBS, Ed. BNDES, 14º andar
Brasília - DF - 70.076-900

Fone: 61 - 3315 5282
Home > Notícias

Notícias

Notícias da semana, publicadas entre 18 a 22 de fevereiro

Responsabilidade social reúne lideranças do Oeste
O 1º Fórum de Responsabilidade Social do Oeste do Paraná reunirá neste sábado (23), em Toledo, lideranças de diversos segmentos de toda a região. Paralelo ao evento acontece ainda 1º Workshop de Gestão e Política de Responsabilidade Social e do 1º Seminário de Valorização das Lideranças e Gestores das Associações Comerciais do Oeste do Paraná. O evento acontece a partir das 8 horas, no Olinda Park Hotel. (Central Gazeta de Notícias, 22/02/2008)

Projetos de arquitetura para entidades sem fins lucrativos
Representantes de organizações não-governamentais (ONGs), cooperativas ou outros grupos da sociedade civil que não têm condições de contratar arquitetos para elaborar projetos podem contar com o auxílio da UnB. Desde 2001, estudantes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) criam gratuitamente o desenho de sedes, prédios ou casas para a comunidade por meio do Centro de Ação Social em Arquitetura e Urbanismo Sustentável (Casas). As atividades são desenvolvidas por estudantes da disciplina Projeto de Arquitetura de Interesse Comunitário, que neste semestre estará sob supervisão do professor Frederico Flósculo. Interessados devem procurar a FAU após o início das aulas, em 10 de março. As idéias são analisadas e executadas caso cumpram alguns pré-requisitos, como a existência de terreno legalizado para a obra. No segundo semestre de 2007, sete projetos foram selecionados e tiveram início. Informações pelo telefone 3307 3029 ou e-mail casas@unb.br. (Informativo UnB Pauta, 20/02/2008)

Empreendimentos solidários mapeados no DF
Baseada em relações de cooperação e de solidariedade que não visam o lucro a economia solidária gera qualidade de vida para a família e permite a integração social dos excluídos. A UnB, em convênio com a Rede Unitrabalho, realizou mapeamento de 450 empreendimentos solidários existentes no DF e no Entorno. O levantamento será divulgado no dia 22 de fevereiro, sexta-feira, no seminário Economia Solidária. O estudo, sob coordenação da professora Sônia Marise Carvalho, do Departamento de Teorias e Fundamentos (TEF) constitui-se em valioso banco de dados para pesquisadores e entidades de apoio financeiro. Na ocasião haverá também lançamento de cartilha explicativa a ser distribuída entre as cooperativas solidárias. O evento começa às 8h e vai até às 13h, na Sala dos Papirus, que fica na Faculdade de Educação da UnB, no campus do Plano Piloto. A entrada é gratuita. (Informativo UnB Pauta, 20/02/2008)

Empresas de telecomunicações têm 6% de funcionários negros, aponta pesquisa
O balanço social das empresas de telecomunicações divulgado hoje (18) mostra que os negros ainda ocupam um pequeno percentual da força de trabalho, onde mulheres e deficientes ganham espaço a cada ano. Na quinta edição, o documento analisou dados de 2006 referentes às 26 empresas em que trabalham 85,7 mil funcionários, representando16,4% a mais do que 2005. As empresas têm em seus quadros com "somente 6,27%" negros. Apesar de o setor ter criado 850 vagas para negros em 2006, 5,8% das teles não tinham nenhum deles em seus quadros. Além disso, em 41,18% das empresas de telecomunicações os negros não estão em cargos de chefia. (Agência Brasil, 19/02/2008)

Conselho de Responsabilidade Social Empresarial analisa Plano de Ação
Os membros do CRSE - Conselho de Responsabilidade Social Empresarial, passaram o período da manhã desta terça-feira, 19, debatendo o Plano de Ação para 2008/2009. A reunião foi realizada na sede do Sistema FIETO em Palmas e contou com a presença de representantes de várias empresas e instituições que integram o Conselho. Promover a cultura e a educação para responsabilidade social empresarial, o engajamento das micro, pequenas e médias empresas industriais, articular a integração de uma rede de RSE e promover a sustentabilidade das ações do Conselho são algumas das iniciativas e estratégias a serem perseguidas. (A Notícia, 19/02/2008)

A propaganda e suas responsabilidades
Depois do frisson causado pela multiplicação do "Efeito Responsabilidade Social", todos parecem ter se adaptado ao tema. Claro que no ranking das empresas que têm a Responsabilidade Social como um grande reforço institucional e de marca, o número das que levam o assunto à sério é muito superior ao das que embarcaram na onda por puro senso de oportunidade. Não é fácil discernir qual delas está mostrando verdadeiramente seu caráter ou o caráter verdadeiro de suas ações, mas é possível fazer um exercício prestando atenção no discurso criado pelas agências de propaganda de marcas e empresas socialmente responsáveis ou supostamente responsáveis. Nos anúncios de cerveja, é previsível a assinatura "se beber, não dirija", "beba com responsabilidade" ou ainda a variante "beba moderadamente", nos comerciais veiculados na TV. Ora, até outro dia essa atitude seria impensável e estaria fora de qualquer plano ousado de marketing. (Diário da Serra, 19/02/2008)

Brasil terá mapa digital de indicadores
O governo federal deve lançar nos próximos dias um mapa digital com imagens de satélite e cerca de 790 indicadores para os 5.564 municípios brasileiros. A ferramenta, que poderá ser acessada pela internet, está em fase final de testes no Ministério das Cidades. Com características semelhantes ao "Google Maps", ao Atlas do Desenvolvimento Humano e à Wikipedia, o software será chamado de GeoSNIC e aberto a todos os internautas, apesar de ter como função primordial auxiliar gestores municipais no planejamento urbano. Construído com software livre, o GeoSNIC parte da idéia de que sua base de dados pode ser permanentemente ampliada com a colaboração de prefeituras, governos estaduais e ministérios. "Como se fosse uma Wikipedia, mas alimentada pelo poder público e gerenciada pelo Ministério das Cidades", diz Fausto Alvim, analista de programa da unidade de Políticas Sociais do PNUD. (Rede Gifeonline, 18/02./2008)

Amanhã é o último dia para votar no Prêmio Liquida Social
Nesta terça-feira, 19, a votação para escolher qual entidade será a ganhadora do Prêmio Liquida Social. A iniciativa conta com o apoio da Parceiros Voluntários e vai beneficiar a organização vencedora com um prêmio no valor de R$10 mil. A lista das dez finalistas está disponível no site do Liquida . A grande vencedora será conhecida nesta quarta-feira, 20, em evento que será realizado na sede da CDL. (Pauta Social, 18/02/2008)

Terceirização ditada por grandes empresas ultrapassa fronteiras
Dos 98 milhões de empregados contratados pelas corporações transnacionais atualmente, 39,3 milhões (40%) exercem atividades terceirizadas. Dos 52 milhões de empregos novos gerados por essas mesmas companhias entre 1978 a 2006, 40 milhões resultaram de terceirização transnacional do trabalho. Em complemento a esses dados, pesquisa realizada em apenas 33 países selecionados do mundo identificou a existência de 76,5 mil empresas especializadas na terceirização de força de trabalho. Em 2006, o grupo que reúne as 29 maiores que atuam na área respondeu por dois terços do total de faturamento mundial do setor. (Instituto Ethos, 15/02/2008)


Outros artigos desta seção:

Notícias da semana, publicadas entre 22 e 30 de abril

Fórum Amazônia Sustentável é lançado em São Paulo

População brasileira se interessa pelas práticas socioambientais das empresas

5º Congresso Gife reúne 700 lideranças do terceiro setor

74% dos paulistas investem em responsabilidade social local
todos os artigos