Página Principal  
site do ipea contato


Contato
A Pesquisa
Resultados
2ª Edição (2006)
1ª Edição (2002)
Parceria
Perguntas Freqüentes
Notícias
Veja Também
Entidades
Organizações Sociais
Revistas Digitais
Internacionais
Artigos
Apoio:
Rede Ipea

Instituto de Pesquisa
Econômica Aplicada - IPEA

Diretoria de Estudos
Sociais - DISOC

SBS, Ed. BNDES, 14º andar
Brasília - DF - 70.076-900

Fone: 61 - 3315 5282
Home > Notícias

Notícias

Mobilização da Fiemg deve envolver 60 mil voluntários em todo o Brasil

No primeiro domingo de dezembro alunos e professores da Escola Estadual Dom Bosco, receberão cerca de 60 funcionários da Vallourec & Mannesmann para a realização de ações voluntárias na escola, localizada na Vila Dom Bosco, em Contagem (MG). Essa iniciativa faz parte das atividades do Dia V 2005, Dia do Voluntariado, criado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) em 2001 e promovido anualmente. Nesse dia empresas, ONGs, governo e cidadãos se reúnem em 24 horas de ações que beneficiam a comunidade.

A data é um marco do voluntariado, quando empresas, ONGs, governo e cidadãos se reúnem em 24 horas de ações que beneficiam a comunidade. "Trata-se do maior evento de promoção e mobilização para o voluntariado do país", segundo   a coordenadora do Núcleo de Voluntariado Empresarial da entidade, Marisa Resende.

São pequenas ações que fazem toda a diferença para a comunidade que é beneficiada. No caso das ações propostas pela Vallourec & Mannesmann, a escola receberá cuidados que irão proporcionar mais conforto aos alunos, além de um ambiente mais seguro e agradável. Até 4 de dezembro haverá colocação de telas e grades, aterro para plantio de grama e acerto do lote e, no Dia V, as ações serão finalizadas com ornamentação dos jardins, plantio de grama, reparos na rede elétrica, substituição de vidros quebrados, reforma do almoxarifado e pintura de paredes, grades e portões.

A empresa firmou parcerias para que os alunos e seus familiares também tenham acesso a emissão de documentos, corte de cabelo, aferição de pressão arterial, palestras sobre saúde e relacionamento familiar, além da apresentação de uma peça teatral sobre meio ambiente e coleta seletiva.

Para a assistente social da Vallourec & Mannesmann, Mara Antunes, "há muitos funcionários que não definem nem a área em que irão colaborar simplesmente porque estão disponíveis para tudo. É interessante observar como a solidariedade supera qualquer parâmetro social, vai além da capacitação. Um exemplo é a equipe formada pelos nossos médicos que irá pintar as paredes da escola no dia 4".

A meta para este ano é ampliar o alcance do Dia V, com previsão de envolver 60 mil voluntários em 150 municípios de todo o país. "Mobilizar cada vez mais voluntários, envolver novos parceiros e propiciar a continuidade das ações devem ser nossas principais motivações para este e os próximos anos. O Dia V pode ser o começo de uma transformação real, capaz de mudar a face desigual da nossa sociedade", afirma Marisa Resende.

As inscrições de comitês de mobilização e ações voluntárias para o Dia V 2005 podem ser feitas por meio de formulários disponíveis no site www.fiemg.com.br/cidadania.

 


Outros artigos desta seção:

Notícias da semana, publicadas entre 22 e 30 de abril

Fórum Amazônia Sustentável é lançado em São Paulo

População brasileira se interessa pelas práticas socioambientais das empresas

5º Congresso Gife reúne 700 lideranças do terceiro setor

74% dos paulistas investem em responsabilidade social local
todos os artigos