Página Principal  
site do ipea contato


Contato
A Pesquisa
Resultados
2ª Edição (2006)
1ª Edição (2002)
Parceria
Perguntas Freqüentes
Notícias
Veja Também
Entidades
Organizações Sociais
Revistas Digitais
Internacionais
Artigos
Apoio:
Rede Ipea

Instituto de Pesquisa
Econômica Aplicada - IPEA

Diretoria de Estudos
Sociais - DISOC

SBS, Ed. BNDES, 14º andar
Brasília - DF - 70.076-900

Fone: 61 - 3315 5282
Home > Notícias

Notícias

Encontro definirá posição da indústria sobre o ambiente

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) promoverá, de 13 a 15 de junho, em São Paulo, a 1ª Conferência da Indústria Brasileira para o Meio Ambiente (CIBMA), com  objetivo de unificar o pensamento empresarial e as demandas do setor a respeito do tema. Os participantes da conferência abordarão temas fundamentais da área ambiental, como reserva legal, áreas de preservação permanente, gerenciamento de resíduos, recursos hídricos, mudanças climáticas e licenciamento ambiental.

Ao final da conferência, que ocorrerá na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), serão apresentados os resultados sobre cada um dos debates, que indicarão a posição da indústria para o tema. A CNI coordenou uma pesquisa junto com as Federações Estaduais das Indústrias e com os sindicatos  para saber quais são as práticas ambientais adotadas pelas empresas e em qual intensidade.

"Estamos levando esse resultado para discutir e sugerir processos de capacitação, ações que possam ser tomadas pelo Sistema Indústria (CNI, SESI, SENAI e IEL) para reforçar a atividade empresarial e industrial, sempre visando à proteção do meio ambiente", afirma o gerente-executivo da Unidade de Competitividade Industrial da CNI, Maurício Mendonça.

Segundo ele, é possível perceber claramente o aumento da preocupação das empresas com o  ambiente e a adoção de práticas de gestão ambiental. "Existe uma pressão mundial, e uma pressão local importante, sobre as empresas industriais, que têm respondido. Estamos entrando um pouco mais no detalhe para compreender quais são essas práticas e como elas estão se dando, principalmente no caso das micros e pequenas empresas", explica Mendonça.

Ele lembra que as empresas de menor porte precisam de atenção especial porque têm menos acesso a financiamentos, pesquisas e novas tecnologias. "Esse é um campo que estamos tentando compreender mais para criar produtos e serviços que possam atender as empresas brasileiras", adianta Mendonça. Ele destaca que as indústrias de grande porte, em geral, já adotam práticas de proteção ao meio ambiente.
Os participantes da conferência, que representam as Federações Estaduais de Indústrias e as empresas, debaterão temas como biodiversidade das florestas, tratamento dos rejeitos gerados pela indústria e pela sociedade, mudanças climáticas e recursos hídricos. "Vamos discutir também a agenda institucional, como o licenciamento ambiental e a compensação ambiental, que estão sendo discutidos pelo Executivo e o Congresso Nacional", diz Mendonça.

A abertura da conferência será às 9h, seguida pelo primeiro painel, Crescimento e Sustentabilidade, que será conduzido pelo ex-ministro de Minas e Energia Eliezer Batista. O painel terá ainda o secretário-executivo do Ministério de Meio Ambiente, João Paulo Capobianco, o secretário- executivo do Ministério de Minas e Energia, Nelson José Hubner Moreira, o diretor de Meio Ambiente da FIESP, Nelson Pereira dos Reis, e o vice-presidente do Conselho Temático Permanente de Meio Ambiente da CNI, Vitor Feitosa.

Em seguida, serão discutidos temas como biodiversidade e florestas, qualidade ambiental, recursos hídricos, licenciamento ambiental e relações institucionais e gestão empresarial ambiental.

Na quinta-feira, dia 14, serão formados cinco grupos de trabalho, que se reunirão para traçar um consenso, que definirá o posicionamento da indústria sobre cada um dos temas. Na sexta-feira, dia 15, haverá uma plenária, para a deliberação dos resultados dos cinco grupos de trabalho. O encerramento da CIBMA está previsto para às 11h.

Fonte: Agência CNI


Outros artigos desta seção:

Notícias da semana, publicadas entre 22 e 30 de abril

Fórum Amazônia Sustentável é lançado em São Paulo

População brasileira se interessa pelas práticas socioambientais das empresas

5º Congresso Gife reúne 700 lideranças do terceiro setor

74% dos paulistas investem em responsabilidade social local
todos os artigos