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Notícias da semana, publicadas entre 03 a 07 de março

Michael Porter: "Estratégia é mais importante do que crescimento
As empresas devem competir para ser únicas e não para tentar ser as melhores.  A recomendação é de Michael Porter, especialista e autor de conceituados livros sobre estratégia. Ele diz que para alcançar esse objetivo é fundamental que as companhias deixem de lado aspirações usuais, como a de ser a número um, numa busca incessante (e às vezes nefasta por liderança) ou a de internacionalizar produtos, por exemplo. "Não estou dizendo que crescimento não é importante, porém, nem sempre altos níveis de crescimento significam lucros", esclarece. Para ele, o RH de uma empresa é a essência da corporação, mas "é importante personalizar a política de recursos humanos e adequá-la à estratégia". Por personalização, Porter quer dizer algo que o mercado sabe, mas raramente pratica: as políticas de gestão de pessoas devem ser pensadas caso a caso, customizadas de acordo com o perfil, a vocação, o planejamento e a estratégia das empresas. (Administradores.com.br, 06/03/2008)

Associação de Hotéis de Charme alia serviço personalizado com responsabilidade social
Participante pela primeira vez da ITB Berlim, a Associação de Hotéis Roteiros de Charme apresenta aos operadores alemães todos os serviços personalizados e o conceito de responsabilidade social implantado nos empreendimentos associados. "Todos os 49 hotéis filiados atuam dentro de um código de conduta ambiental. O objetivo é passar para os hóspedes que eles podem usufruir de um espaço com produtos que preservam o meio ambiente", disse Monica Borobia, diretora da associação. Segundo ela, essa metodologia contribui também para aumentar o número de turistas estrangeiros nos hotéis da rede. Atualmente, cerca de 40% dos hóspedes das unidades são estrangeiros interessados em conhecer destinos como Minas Gerais e Estados do Nordeste. (Folha do Turismo, 05/03/2008)

Semana de extensão da UNISUAM debate questões de Responsabilidade Social e Trabalho
Estão abertas as inscrições para a V Semana de Extensão, Pesquisa e Pós Graduação do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM), que será realizada de 5 a 9 de maio. Com o tema Responsabilidade Social? Qualificação Profissional: O caminho para a Geração de Trabalho e Renda, o evento aceitará trabalhos e pesquisas de estudantes e profissionais que abordem temas da área de geração de trabalho e renda, realizados por instituições de ensino, de pesquisa, ONGs, OSCIPs, Institutos ou Fundações. Pela primeira vez, serão aceitos trabalhos de outras instituições. As inscrições serão aceitas até o dia 31 de março, pessoalmente, na sede da UNISUAM, em Bonsucesso; por correio, em carta registrada, ou via e-mail, contendo resumo do trabalho, o trabalho completo e a ficha de inscrição, disponível no site www.unisuam.edu.br. (Universia Brasil, 04/03/2008)

Tempos de sustentabilidade
No final da década de 1990, e início dos anos 2000, era comum tratar a Responsabilidade Social Empresarial (RSE) como sinônimo de filantropia. Afinal, o debate sobre o tema mal se iniciara, os conceitos ainda não estavam bem delimitados e as empresas começaram a ver no núcleo "social" do novo termo o guarda-chuva ideal para abrigar os seus projetos e ações voltados para as comunidades.
No esforço de mostrar que a noção de RSE era mais ampla, e que a filantropia representava uma parte e não o todo, os porta-vozes do novo movimento passaram a dar - até involuntariamente - menos destaque, em seus discursos, ao investimento social nas comunidades. Para alguns, uma maneira de reduzir sua importância relativa foi associá-lo a práticas assistencialistas, pouco transformadoras e de baixo impacto. O fato é que ele nunca deixou de existir. Pelo contrário, até cresceu, ganhou novas formas e alinhou-se com os preceitos de uma nova visão empresarial orientada para a sustentabilidade. Cresceu, vale frisar, mesmo em terreno árido - não há aqui, como nos EUA, condições tão favoráveis do ponto de vista de benefícios fiscais para a doação de recursos seja de indivíduos seja de pessoas jurídicas (Gazeta Mercantil, 04/03/2008)

Bom negócio social
Foi assim, na rua, que um dos sócios de uma empresa que reúne 12 concessionárias de automóveis de várias marcas vislumbrou uma nova oportunidade. Visitando uma de suas lojas em São Paulo, ele viu um jovem casal, com o filho de poucos meses no colo, comprando um carro novo. O que o intrigou foi que eles estavam comprando um automóvel com a isenção de impostos concedida por lei a deficientes, mas eles pareciam não ter problema algum. Considerando a isenção do IPI e do ICMS, o carro fica em torno de 35% mais barato - a regra vale para veículos nacionais de até R$ 60.000. "Conversando com o vendedor, descobrimos que o bebê nascera com um problema congênito e, pela lei, os pais tinham direito ao benefício", explica Dreyfus Carmona, diretor comercial da rede Grand Company. Foi então que surgiu a idéia de abrir uma loja exclusiva para esse público. (PEGN, março 2008)

Repórter por um dia
Atualmente, as empresas já perceberam suas responsabilidades perante a sociedade, buscam mudar a maneira de se relacionar com ela e, em função disso, criam cada vez mais ações sociais, políticas e ambientais. Mas muitos empreendedores têm dúvidas de como pôr em prática suas iniciativas de responsabilidade social. Essa e outras questões você poderá perguntar para José Antônio Puppim de Oliveira, autor do livro Empresas na sociedade - sustentabilidade e responsabilidade social, da editora Campus, e professor da Fundação Getúlio Vargas. Em nossa primeira entrevista interativa, você fará o papel de repórter e poderá aproveitar para tirar suas dúvidas sobre o tema. (PEGN, março 2008)


 


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