Página Principal  
site do ipea contato


Contato
A Pesquisa
Resultados
2ª Edição (2006)
1ª Edição (2002)
Parceria
Perguntas Freqüentes
Notícias
Veja Também
Entidades
Organizações Sociais
Revistas Digitais
Internacionais
Artigos
Apoio:
Rede Ipea

Instituto de Pesquisa
Econômica Aplicada - IPEA

Diretoria de Estudos
Sociais - DISOC

SBS, Ed. BNDES, 14º andar
Brasília - DF - 70.076-900

Fone: 61 - 3315 5282
Home > Notícias

Notícias

BID lança publicação sobre RSE em pequenas e médias empresas

A publicação "La Responsabilidad Social y Medioambiental de la Microempresa en Latinoamérica", que acaba de ser lançada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), parte do princípio de que não apenas as grandes empresas podem contribuir para melhorar a qualidade de vida das populações latino-americanas. As microempresas também desempenham um papel importante nessas economias, pois representam 90% do setor empresarial local.

No entanto, segundo o documento, trata-se de um setor pouco atendido e cuja importância não é reconhecida. Uma pesquisa realizada pelo BID revelou que pequenas e microempresas ainda não dispõem de informações e conhecimento sobre o que significa a responsabilidade social empresarial. A fim de cobrir essa lacuna, o BID elaborou essa publicação, que está disponível para download no site da organização, em espanhol.

O estudo analisou pequenas e médias empresas de seis países latino-americanos - Bolívia, Colômbia, Equador, El Salvador, México e Peru -, abordando questões como o que se entende por RSE na América Latina em geral e, especificamente, nas microempresas; quais as práticas socioambientais das microempresas latino-americanas; que barreiras favorecem ou impedem essas atividades; quais as perspectivas futuras, além de recomendações para essas empresas e instituições financeiras que podem apoiá-las e incentivá-las a se integrar ao conceito da RSE.

De acordo com o levantamento, seis em cada dez microempresas realizam ações relacionadas à RSR, em baixo grau, e três de cada dez, em grau médio. No entanto, notou-se a existência de grandes lacunas em relação ao cumprimento dessas empresas às leis vigentes. Em geral, as microempresas latino-americanas preocupam-se com a vertente interna da RSE, dirigindo sua atenção aos trabalhadores. A vertente ambiental e a voltada para a comunidade ficam em segundo plano. Apenas 10,5% das microempresas dessa região contam com um grau nulo de ações para os trabalhadores, mas 27,1% não têm nenhuma atividade ambiental e 82,5%, nenhuma para a comunidade.

Outro dado interessante da pesquisa é que a maioria das microempresas latino-americanas que já desenvolvem práticas de RSE tem intenção de manter suas atividades, e muitas delas afirmam querer aumentar essas atividades. Já as pequenas e médias empresas inativas na RSE dizem que não têm interesse em desenvolver alguma atividade nesse sentido. De maneira geral, essas empresas não sentem pressão por parte de seus públicos de relacionamento para desenvolver ações de responsabilidade social.

Fonte: IDIS (http://www.idis.org.br/), com base em matéria publicada.


Outros artigos desta seção:

Notícias da semana, publicadas entre 22 e 30 de abril

Fórum Amazônia Sustentável é lançado em São Paulo

População brasileira se interessa pelas práticas socioambientais das empresas

5º Congresso Gife reúne 700 lideranças do terceiro setor

74% dos paulistas investem em responsabilidade social local
todos os artigos