Página Principal  
site do ipea contato


Contato
A Pesquisa
Resultados
2ª Edição (2006)
1ª Edição (2002)
Parceria
Perguntas Freqüentes
Notícias
Veja Também
Entidades
Organizações Sociais
Revistas Digitais
Internacionais
Artigos
Apoio:
Rede Ipea

Instituto de Pesquisa
Econômica Aplicada - IPEA

Diretoria de Estudos
Sociais - DISOC

SBS, Ed. BNDES, 14º andar
Brasília - DF - 70.076-900

Fone: 61 - 3315 5282
Home > Notícias

Notícias

Notícias da semana, publicadas entre 10 a 14 de março

"Troco Solidário" do Comper beneficia crianças e idosos
A Fundação Abrigo Bom Jesus, em Cuiabá, recebeu nesta sexta-feira (14) um cheque no valor de R$ 25 mil referente à arrecadação da campanha "Troco Solidário", promovida pela Rede de Supermercados Comper. A iniciativa, que começou em julho de 2007, é parte do compromisso do grupo com a responsabilidade social. De acordo com a diretora nacional de Relacionamentos do Comper, Irani Pereira, esse montante, contabilizado de centavo em centavo de real doado pelos clientes, revela sucesso da campanha, bem como supera as expectativas iniciais. Numa primeira etapa, a arrecadação de R$ 16 mil beneficiou a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). O dinheiro foi aplicado em obras de reforma e ampliação da estrutura física da entidade. "O sucesso do evento também deve ser creditado aos funcionários do Comper, que vestiram a camisa da campanha e não medem esforços para sensibilizar os nossos clientes a fazerem a doação", completou a diretora. (O Documento, 14/03/2008)

Sua empresa pode ser considerada uma companhia hiperconectada?
A influência crescente das pessoas, das redes sociais e dos consumidores de fora do círculo oficial de negócios das empresas fará com que CIOs e líderes de negócios se apressem para criar as formas de tornar as empresas cada vez mais conectadas. Mas isso não será fácil. As companhias de setores competitivos, dinâmicos e agressivos vão ser as primeiras a sentir os efeitos dessa onda. Oito forças vão impulsionar os negócios para um modo de negócio hiperconectado. Algumas empresas vão reagir naturalmente e sem objeções; outras vão tentar resistir ou controlar as forças convergentes, entre elas, a Responsabilidade social corporativa. Em alguns casos, a responsabilidade social corporativa é sinônimo de boa governança financeira; em outros casos, de preocupações com o meio ambiente; e em outros ainda, de disposição para oferecer retorno à comunidade. Não importa o enfoque, a responsabilidade social corporativa expõe tanto o aspecto bom quanto o ruim das empresas, pessoas e partidos políticos, e mantém e reflete uma mudança nos valores do comprador em termos de preocupação com o meio ambiente, integridade financeira e no sentido de fazer a diferença. (Info Corporate, 13/03/2008)

The Economist: Vontade de burlar leis no Brasil não surpreende
Em recente edição, a revista semanal britânica The Economist diz que as dificuldades enfrentadas para se abrir e manter um negócio no Brasil são tantas, que fica difícil explicar por que os empresários brasileiros existem e por que demonstram uma não surpreendente vontade de burlar as leis. Segundo o artigo, ao se sentar em um restaurante em São Paulo, é fácil ouvir conversas nas outras mesas sobre idéias de bons negócios. Mas a revista menciona uma recente pesquisa da Corporação Financeira Internacional (IFC, na sigla em inglês), uma organização do grupo do Banco Mundial, que afirma que os empresários brasileiros, apesar de estarem muito menos dispostos a correr riscos do que os empresários na Rússia ou na China, acabam correndo muitos mais riscos do que empresários de outros países. Começar um negócio leva 152 dias e precisa de 18 procedimentos diferentes, segundo o estudo mundial Fazendo Negócios, da IFC. "Uma empresa de tamanho médio precisa de 2.600 horas de trabalho por ano para se manter em dia com os impostos", diz segundo Simeon Djankov, um dos autores do estudo citado pela revista. (Revista Digital, 13/03/2008)

Excelência Empresarial' recebe novos critérios
A festa para a entrega da quarta edição do Prêmio Excelência Empresarial, em comemoração ao Dia da Indústria (25 de maio), será realizada em Bauru no dia 29 de maio, e neste ano apresenta algumas novidades. As empresas vencedoras em cada categoria, dentro da base regional de sua jurisdição, disputarão com as vencedoras das outras regionais um segundo prêmio de âmbito macrorregional. As categorias de participação passaram de três para cinco, divididas por porte da empresa: micro, pequeno, médio e grande porte e empresa prestadora de serviços. Um novo item de avaliação denominado responsabilidade ambiental também foi incluído, além de mais duas questões relacionadas à responsabilidade social. Os fatores de desempate serão, em primeiro lugar, o desempenho em responsabilidade social e na seqüência, a responsabilidade ambiental. As inscrições devem ser efetuadas até sexta-feira na sede da regional do Ciesp. O resultado será anunciado até o dia 6 de maio. (Jornal da Cidade de Bauru, 12/03/2008)

Viviane Senna receberá prêmio de filantropia nos EUA esta noite
A presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, receberá nesta noite no Fórum Poder de Filantropia, realizado em Miami, o Prêmio de Filantropia, concedido pela revista "Poder" e pelo Boston Consulting Group (BCG). Os artistas Ricky Martin, Diego Luna e o grupo Maná pediram hoje no Fórum Poder da Filantropia, em Miami, que os latino-americanos tenham um maior compromisso social para acabar com a miséria e a lutar em favor do meio ambiente. Cada um deles falou de suas experiências e como tinham se envolvido em várias causas filantrópicas com o objetivo de aproveitar suas popularidades para despertar na sociedade a necessidade de ter mais responsabilidade social. (Último Segundo, 12/ 03/2008)

O que faz um colaborador trabalhar feliz?
O início e final de ano marcam nas organizações o famoso período em que são realizadas as pesquisas de clima. Na tentativa de compreender o que faz um corpo de colaboradores ser feliz ao trabalhar, os setores de uma organização investigam quais os pontos fortes e fracos do local de trabalho. A pergunta que não deixa um funcionário dormir tranqüilo é: a partir do resultado, teremos reais mudanças no ambiente de trabalho? O doutor em Ciências Empresariais e presidente do Instituto Eckart, que presta consultoria para o desenvolvimento humano, Paulo Ferreira, encontrou algumas respostas que podem auxiliar na busca pelo equilíbrio entre resultados de uma empresa e pessoas felizes.(Click Erechim, 12/ 03/2008)

Alunos da Poli criam protótipos para inclusão
Bússula eletrônica para deficientes visuais e localizador de objetos por rádio freqüência são algumas das invenções. Esses produtos ainda são projetos com protótipos. Eles foram desenvolvidos por alunos de engenharia da Escola Politécnica da USP e estão sendo apresentados no Seminário Engenharia e Responsabilidade Social, que acontece hoje no Departamento de Engenharia Mecânica.  A Bússula eletrônica é um dispositivo portátil que auxilia na locomoção de deficientes físicos. Já o localizador pode ser usado para procurar objetos pessoais. Além desses protótipos, o evento apresentará um óculos sensorizado para auxílio de cegos, uma geladeira ecológica para guardar insulina e um sistema de auxílio a deficientes auditivo-visuais. (Info Online, 12/03/2008)

AMPRO busca modernização da legislação promocional
A Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) e a Associação de Marketing Promocional (AMPRO) acabam de fazer um alerta público às autoridades e entidades representativas, sobre a expansão das atividades de promoções instantâneas em canais de TV aberta e por assinatura. Responsabilidade Social e Meio Ambiente na mídia: "Essa mobilização em função de Responsabilidade Social e Meio Ambiente é patente e irreversível no mundo inteiro. O comprometimento das empresas com a "responsabilidade" como um todo deixou de ser um diferencial publicitário de mercado e passou a ser uma obrigação. Assim sendo, não basta divulgar comprometimentos, é preciso que a empresa atue em conformidade com aquilo que propaga. Some-se a isso a capacidade que a propaganda tem para divulgar idéias. Quanto mais as empresas se apropriam de sua responsabilidade social e ambiental, mais esclarecimentos prestam à população e, por meio de sua publicidade, mais colaboram para a conscientização dos cidadãos. Este é um "circulo virtuoso" que só tende a crescer". (Portal Fator Brasil, 11/03/2008)

Prêmio Sesi Qualidade no Trabalho é ferramenta de avaliação
Criado em 1996 para ser oferecido às empresas do País que se destacam no exercício da responsabilidade social, a 13ª edição do Prêmio Sesi Qualidade no Trabalho será lançado em Mato Grosso do Sul no próximo dia 3 de abril pelo departamento regional da entidade. A cerimônia de lançamento do Prêmio, que é um reconhecimento público às empresas industriais por suas práticas de gestão e valorização dos colaboradores, será no auditório da Casa da Indústria, em Campo Grande. Segundo a superintendente do Sesi/MS (Serviço Social da Indústria de Mato Grosso do Sul), Maura Gabínio, o Prêmio estimula o exercício da responsabilidade social empresarial da indústria brasileira, fomentando a adoção de novos valores de gestão e valorização das pessoas, o que contribui para que as indústrias se tornem mais produtivas e ampliem suas possibilidades de perenização no mercado. (Ultima Hora News, 11/03/2008)

Prêmio Ethos seleciona trabalhos de estudantes e professores
O Prêmio Ethos-Valor chega a sua 8ª edição como referência nos temas responsabilidade social empresarial e desenvolvimento sustentável. As pré-inscrições poderão ser feitas até 17 de março. A confirmação da inscrição será realizada por meio do envio do projeto até o dia 18 de março. O Prêmio Ethos-Valor é uma iniciativa do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, que visa incentivar e mobilizar a sociedade para o tema de responsabilidade social. As premiações são: publicação dos trabalhos em livro comercial; convite para a Conferência Internacional do Instituto Ethos; convite para o curso de formação de multiplicadores da RSE; assinatura do jornal Valor Econômico; troféu Prêmio Ethos-Valor; conjunto de publicações do Instituto Ethos. Não há limite de inscrições por autor, categoria ou instituição de ensino. Mais informações, regulamento e inscrições no portal do prêmio ou pelo endereço eletrônico premio@uniethos.org.br. (JCOnline, 09/03/2008)

 


Outros artigos desta seção:

Notícias da semana, publicadas entre 22 e 30 de abril

Fórum Amazônia Sustentável é lançado em São Paulo

População brasileira se interessa pelas práticas socioambientais das empresas

5º Congresso Gife reúne 700 lideranças do terceiro setor

74% dos paulistas investem em responsabilidade social local
todos os artigos