Um grupo de 18 empresas associadas à Câmara Oficial Espanhola de Comércio no Brasil investiu US$ 72 milhões em projetos sociais no país em 2006. Segundo o documento "Memória da Responsabilidade Social" o montante foi investido nas áreas de assistência social, preservação ambiental, cultura, educação, erradicação do trabalho infantil, infra-estrutura, segurança alimentícia e saúde, entre outras.
Segundo o presidente da entidade, Ramón Sánchez Díez, se for feita uma pesquisa maior, será possível chegar "a um volume de recursos mais significativo investido no campo social".
O colombiano Luis Rua, diretor de Marketing de uma rede hoteleira espanhola, disse que uma das iniciativas de sua companhia é a o combate à prostituição infantil como conseqüência do turismo sexual. "Entre nossas iniciativas de responsabilidade social, muitas com o meio ambiente, destacamos a campanha de combate ao turismo sexual, especialmente na região Nordeste, que sem dúvidas contribui para melhorar as condições do turismo brasileiro, diversificado entre prazer e negócios", comentou.
Outros programas apresentado, destacam o de uma empresa de energia, que tem um programa em comunidades carentes em que troca material reciclado pelo valor das contas de luz.
A resistência que a sociedade tinha para aceitar os programas oferecidos pelo setor privado, a princípio, foi superada nos últimos cinco anos. Agora "não se tem nenhuma dificuldade", disse Sergio Mindlin, diretor da Fundação Telefónica, da operadora espanhola de telefonia fixa em São Paulo.
A Câmara Oficial Espanhola de Comércio no Brasil foi criada em 1955 e reúne a 300 companhias.
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