Página Principal  
site do ipea contato


Contato
A Pesquisa
Resultados
2ª Edição (2006)
1ª Edição (2002)
Parceria
Perguntas Freqüentes
Notícias
Veja Também
Entidades
Organizações Sociais
Revistas Digitais
Internacionais
Artigos
Apoio:
Rede Ipea

Instituto de Pesquisa
Econômica Aplicada - IPEA

Diretoria de Estudos
Sociais - DISOC

SBS, Ed. BNDES, 14º andar
Brasília - DF - 70.076-900

Fone: 61 - 3315 5282
Home > Notícias

Notícias

Notícias da semana, publicadas entre 07 a 11 de janeiro

Um dia de mobilização e ação em todo o planeta
No final de Janeiro, milhares de pessoas ao redor do planeta irão marchar, protestar, celebrar e promover discussões em vilas, zonas ruais e centros urbanos em centenas de ações descentralizadas e auto-organizadas. Uma semana de mobilização, culminando em um Dia de Mobilização e Ação Global em 26 de Janeiro para mostrar que um outro mundo é possível. Até o dia 5 de janeiro, 850 organizações de 64 países já haviam se cadastrado no site do Fórum. Nestes mesmos dias, o "velho" mundo se encontrará em Davos para o Fórum Econômico Mundial, reunindo seus economistas e especialistas, suas ideologias e técnicas que produzem violência, exploração, exclusão, pobreza, fome e catástrofes ecológicas, privando a humanidade de seus direitos fundamentais e esgotando os recursos naturais da Terra. (Envolverde, 11/01)

Ibovespa supera índices de sustentabilidade
Os índices de preço das ações das companhias com governança corporativa e sustentabilidade ficaram abaixo do Ibovespa, o mais antigo índice da Bovespa que completou 40 anos este mês e fechou o ano com valorização de 43,65%. O ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial), cuja carteira no final de 2007 era composta por 40 ações de empresas com reconhecido comprometimento com a responsabilidade social e a sustentabilidade empresarial, fechou o ano passado com um ganho acumulado de 40,33%.(Gazeta Mercantil,  11/01)

Câmara analisa projetos que facilitam a vida de pessoas com deficiência
A Câmara está analisando dois projetos que têm por objetivo facilitar a comunicação das pessoas com deficiência visual. Um deles é o projeto de lei 656/07, que obriga as empresas de confecção a colocar em suas etiquetas informações em braile ou algum outro meio que facilite o acesso a informações para essas pessoas. O outro é o projeto de Lei 694/07, que obriga restaurantes, bares e estabelecimentos similares a oferecer cardápios impressos em braile aos consumidores com deficiência visual.(Agência Câmara, 09/01)

Empresa contribui com R$ 130 mil para o Fundo da Infância de Uberaba
A legislação Brasileira permite que a empresas e pessoas físicas destinem parte do valor de seu Imposto de Renda para os Fundos da Infância e da Adolescência (FIA). Com esse apoio, a Fosfertil destinou R$ 130 mil, referentes aos incentivos fiscais de 2007, para o Fundo Municipal de Infância e Adolescência de Uberaba (Fumdicau) que é administrado pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). (Jornal de Uberaba, p.4, 08/01)

Aulas de educação ambiental para crianças e adolescentes
Durante o período de férias escolares, o Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), em Belo Horizonte, oferece aulas de educação ambiental. O CMRR propicia aprendizagem e diversão a crianças e adolescentes de 7 a 14 anos. O objetivo é sensibilizar esse público para os conceitos de consumo consciente, estimulando a reflexão e a incorporação de valores e atitudes ambientalmente responsáveis no dia-a-dia. (Hoje em Dia, p.26, 06/01)


 


Outros artigos desta seção:

Notícias da semana, publicadas entre 22 e 30 de abril

Fórum Amazônia Sustentável é lançado em São Paulo

População brasileira se interessa pelas práticas socioambientais das empresas

5º Congresso Gife reúne 700 lideranças do terceiro setor

74% dos paulistas investem em responsabilidade social local
todos os artigos