Página Principal  
site do ipea contato


Contato
A Pesquisa
Resultados
2ª Edição (2006)
1ª Edição (2002)
Parceria
Perguntas Freqüentes
Notícias
Veja Também
Entidades
Organizações Sociais
Revistas Digitais
Internacionais
Artigos
Apoio:
Rede Ipea

Instituto de Pesquisa
Econômica Aplicada - IPEA

Diretoria de Estudos
Sociais - DISOC

SBS, Ed. BNDES, 14º andar
Brasília - DF - 70.076-900

Fone: 61 - 3315 5282
Home > Notícias

Notícias

Consulta pública selo balanço social recebe 147 críticas de qualidade

O Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) divulgou dia 9 de agosto - quando completou nove anos da morte do sociólogo Hebert de Souza, o Betinho - as 52 empresas que poderão utilizar o Selo Balanço Social Ibase/Betinho 2005/2006, em um processo que, pela primeira vez, contou com uma consulta pública.  Das candidatas, duas empresas - a Cia de Saneamento do Distrito Federal (Caesb) e Cia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) - terão que enviar esclarecimentos a respeito de ações judiciais na área ambiental.

O fato de existirem ações - informação que chegou ao Ibase via consulta pública na internet - impede a concessão do Selo, a não ser que haja uma argumentação sólida em contrário ou até a conclusão do processo judicial). Outras cinco empresas - Celesc (SC), Descartáveis Zanatta (SC), Itaipu Binacional (PR), Jalles Machado (GO) e Petrobras (RJ) - receberam críticas consideradas de interesse público, envolvendo questões ambientais, raciais e relacionadas aos investimentos sociais internos e externos.

As opiniões estão reproduzidas no site www.balancosocial.org.br e foram enviadas aos departamentos responsáveis de cada empresa. Porém, como não envolvem ações na Justiça, estas companhias já poderão utilizar o Selo. O recebimento do Selo Balanço Social Ibase/Betinho não significa que o Ibase esteja classificando qualquer empresa como socialmente responsável ou ambientalmente correta, mas atesta que a organização cumpriu os critérios de transparência e divulgação do balanço social exigidos pelo instituto e que se submeteu, de alguma forma, às críticas e sugestões da sociedade.

"Durante a consulta, recebemos 147 mensagens com informações sobre 23 empresas, revelando que é possível ampliar o horizonte do debate sobre a responsabilidade social corporativa no país. A experiência será aprofundada em 2007, quando se completarão 10 anos da existência do modelo Ibase de Balanço Social", afirma Ciro Torres, coordenador de Responsabilidade Social e Ética nas Organizações do instituto. As críticas estão disponíveis no site .


Outros artigos desta seção:

Notícias da semana, publicadas entre 22 e 30 de abril

Fórum Amazônia Sustentável é lançado em São Paulo

População brasileira se interessa pelas práticas socioambientais das empresas

5º Congresso Gife reúne 700 lideranças do terceiro setor

74% dos paulistas investem em responsabilidade social local
todos os artigos