Página Principal  
site do ipea contato


Contato
A Pesquisa
Resultados
2ª Edição (2006)
1ª Edição (2002)
Parceria
Perguntas Freqüentes
Notícias
Veja Também
Entidades
Organizações Sociais
Revistas Digitais
Internacionais
Artigos
Apoio:
Rede Ipea

Instituto de Pesquisa
Econômica Aplicada - IPEA

Diretoria de Estudos
Sociais - DISOC

SBS, Ed. BNDES, 14º andar
Brasília - DF - 70.076-900

Fone: 61 - 3315 5282
Home > Notícias

Notícias

O desafio da responsabilidade social no setor financeiro

A partir do ponto de vista que coloca os bancos e demais instituições financeiras como um órgão de importância central no organismo social, a Partner Conhecimento escolheu como foco principal em todo o C4 - Congresso de Cartões e Crédito ao Consumidor - deste ano o tema "O desafio de competir com margens decrescentes e responsabilidade social".

Um dos painéis do evento abordará diretamente a questão da sustentabilidade. "Não se trata de um painel para discutir projetos de filantropia, nem mesmo marketing social. É um espaço para fomentar a discussão necessária sobre o real papel do sistema financeiro na sociedade, sem deixar de lado o objetivo de buscar o lucro", ressalta Álvaro Musa, sócio diretor da Partner Conhecimento.

A sessão contará com a participação dos palestrantes Álvaro de Souza (presidente do Conselho Diretor da WWF Brasil e ex-vice-presidente mundial do Citibank); Aron Belinky (consultor em sustentabilidade da Ecopress); Carlos Nomoto (superintendente de desenvolvimento sustentado do Banco Real ABN-AMRO); e Rogério Amato (Secretário Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social e vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo).

Como os bancos podem exigir práticas socialmente responsáveis de seus clientes e parceiros; O papel das instituições financeiras para alavancar a produção, infra-estrutura, cultura e educação; e Como atender as necessidades de crédito da população de baixa renda de forma socialmente responsável são tópicos de discussão deste painel que acontece no dia 30 de agosto.

Além disso, outros assuntos relevantes serão discutidos neste módulo: "O papel do banco na inclusão social" e "A estratégia do microcrédito para desenvolver pessoas e empresas". A terceira edição do C4 acontece entre os dias 29 e 31 de agosto no Centro Fecomercio de Eventos, em São Paulo. A programação completa está disponível no site http://www.congressoc4.com.br/ .

Fonte: Partner Report


Outros artigos desta seção:

Notícias da semana, publicadas entre 22 e 30 de abril

Fórum Amazônia Sustentável é lançado em São Paulo

População brasileira se interessa pelas práticas socioambientais das empresas

5º Congresso Gife reúne 700 lideranças do terceiro setor

74% dos paulistas investem em responsabilidade social local
todos os artigos