Página Principal  
site do ipea contato


Contato
A Pesquisa
Resultados
2ª Edição (2006)
1ª Edição (2002)
Parceria
Perguntas Freqüentes
Notícias
Veja Também
Entidades
Organizações Sociais
Revistas Digitais
Internacionais
Artigos
Apoio:
Rede Ipea

Instituto de Pesquisa
Econômica Aplicada - IPEA

Diretoria de Estudos
Sociais - DISOC

SBS, Ed. BNDES, 14º andar
Brasília - DF - 70.076-900

Fone: 61 - 3315 5282
Home > Notícias

Notícias

Brasileiro confia nas ações sociais das empresas

O brasileiro confia mais nas empresas que têm ações de responsabilidade social do que os consumidores de outros 21 países. Esta foi a principal conclusão do estudo realizado pelo Instituto Globescan em parceria com o Market Analysis Brasil, no final de 2005.

De acordo com a pesquisa, 65% dos brasileiros acham que as empresas têm feito esforços para construir uma sociedade melhor e mais justa. Para se ter uma idéia, menos de 43% de norte-americanos, franceses e alemães pensam o mesmo de suas corporações. Mais crentes que os brasileiros, apenas os indonésios, os chineses, os filipinos e os indianos. Entre todos os países pesquisados, a Itália é o que possui os consumidores mais céticos do Planeta. Apenas três em cada dez acreditam que suas empresas estão sendo socialmente responsáveis.

A diferença nas percepções entre o consumidor de um país e de outro pode ser explicada pelos diferentes níveis de compreensão sobre o papel e as responsabilidades de empresas. Quanto mais elaborada é esta compreensão - produto de cultura, informação e análise - maior tende a ser o senso crítico.

Nos países da Europa, em geral, os consumidores costumam ser muito críticos e vigilantes em relação à atuação de empresas. Vive-se uma permanente crise de confiança. Uma rede formada por ONG's atuantes, mídia continente, grupos de pressão que funcionam e cidadãos bem informados exerce fiscalização e controle social sobre o que faz ou deixa de fazer uma companhia.

A pesquisa oferece algumas pistas sobre como o brasileiro vê a responsabilidade social. Consumidores daqui (25%) e de outros países (26%) concordam que tratar os empregados de forma justa é a primeira atitude definidora do comportamento socialmente responsável.

Em relação à segunda, os brasileiros pensam diferente do restante do mundo. Na média dos países pesquisados, 19% acham que as empresas devem proteger o ambiente. No Brasil, apenas 11% lembraram este item. Aqui, o segundo lugar (19,3%) ficou com "fazer doações", item que, no mundo, foi objeto de apenas 7% das lembranças.

Outro dado importante do estudo confirma esta visão simplificadora do brasileiro: no mundo, 5% dos entrevistados disseram que empresa socialmente responsável precisa ter lucro. No Brasil, ninguém considerou este ponto.

Fonte: Gazeta Mercantil (SP), 03/04/2006


Outros artigos desta seção:

Notícias da semana, publicadas entre 22 e 30 de abril

Fórum Amazônia Sustentável é lançado em São Paulo

População brasileira se interessa pelas práticas socioambientais das empresas

5º Congresso Gife reúne 700 lideranças do terceiro setor

74% dos paulistas investem em responsabilidade social local
todos os artigos