Página Principal  
site do ipea contato


Contato
A Pesquisa
Resultados
2ª Edição (2006)
1ª Edição (2002)
Parceria
Perguntas Freqüentes
Notícias
Veja Também
Entidades
Organizações Sociais
Revistas Digitais
Internacionais
Artigos
Apoio:
Rede Ipea

Instituto de Pesquisa
Econômica Aplicada - IPEA

Diretoria de Estudos
Sociais - DISOC

SBS, Ed. BNDES, 14º andar
Brasília - DF - 70.076-900

Fone: 61 - 3315 5282
Home > Notícias

Notícias

BNDES divulga novo índice social
 

As diferenças dos indicadores sociais entre as regiões brasileiras se reduziram nos últimos dez anos e o padrão de cinco perfis diferentes de desenvolvimento social migrou para um País dividido em dois: o primeiro formado pelas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul e outro pelo Norte e Nordeste. O diagnóstico foi feito ontem pelo superintendente da Secretaria de Assuntos Econômicos (SAE) do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Ernani Torres, ao divulgar o novo Índice de Desenvolvimento Social (IDS-BNDES).

'Em 1995, havia cinco Brasis do ponto de vista regional. Todos melhoraram, mas os que estavam pior melhoraram mais, o que permitiu a redução das disparidades. É como se tivéssemos caminhado para dois Brasis, o Brasil de baixo, que reúne o Sudeste, o Sul e o Centro-Oeste, e o Brasil de cima, do Norte e Nordeste', afirmou Torres.

Com o objetivo de avaliar as condições de vida da população brasileira, o BNDES desenvolveu um novo índice, com um indicador único - com escala de 0 a 1 - que reúne as dimensões de saúde, educação e renda, cada uma com peso de 1/3 no cálculo. A base de dados é a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do IBGE.

No IDS-Saúde, são levados em consideração a esperança de vida ao nascer, os domicílios com rede de esgoto (%) e os domicílios com abastecimento de água (%). A taxa de alfabetização e a média de anos de estudo da população ocupada compõem o IDS-Educação. Para avaliar a renda, tomou-se como base o rendimento mensal per capita, a preços de 2005.

A primeira divulgação se refere apenas às regiões, mas em um prazo de até dois meses devem ser divulgados os dados por estado. O IDS-BNDES será atualizado anualmente, após cada PNAD. Os dados, no entanto, não são comparáveis ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), conceito desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

A saúde e a educação foram o que moveram o desenvolvimento social nos últimos dez anos, não foi a renda. Nos próximos cinco anos, no entanto, o crescimento da renda deve ser relevante para explicar o futuro dos indicadores sociais por causa da expansão da economia', explicou o superintendente do BNDES.

O desenvolvimento social no Brasil como um todo cresceu de 0,46 em 1995 para 0,58 (a escala do indicador é entre 0 e 1). A educação foi o componente que mais pesou nesta evolução, já que passou de 0,34 em 1995 para 0,51 em 2005. A saúde avançou de 0,48 para 0,64, na mesma base de comparação. Já a renda subiu de 0,55 em 1995 para 0,59 para 2005, recuperando-se após a queda de 1999.

O novo mapa é resultado de um crescimento expressivo da Região Nordeste - cujo índice subiu de 0,13 em 1995 para 0,30 em 2005 - e de avanços também no Centro-Oeste - com o indicador passando de 0,44 para 0,61 na década - e no Sul - 0,68 em 2005 ante 0,54 em 1995. Por outro lado, o Sudeste chegou a 0,74, frente a 0,64 em 1995, enquanto o Norte foi de 0,32 para 0,36.

O economista Francisco Marcelo Rocha Ferreira, responsável pelo novo indicador ao lado de Gisele Costa Norris, apontou que o Centro-Oeste teve uma expansão 'espetacular', que provocou uma profunda mudança do padrão de indicadores sociais. A região teve a maior evolução em rendimento, possivelmente influenciado pelo agronegócio e pelo Distrito Federal.


Outros artigos desta seção:

Notícias da semana, publicadas entre 22 e 30 de abril

Fórum Amazônia Sustentável é lançado em São Paulo

População brasileira se interessa pelas práticas socioambientais das empresas

5º Congresso Gife reúne 700 lideranças do terceiro setor

74% dos paulistas investem em responsabilidade social local
todos os artigos