Página Principal  
site do ipea contato


Contato
A Pesquisa
Resultados
2ª Edição (2006)
1ª Edição (2002)
Parceria
Perguntas Freqüentes
Notícias
Veja Também
Entidades
Organizações Sociais
Revistas Digitais
Internacionais
Artigos
Apoio:
Rede Ipea

Instituto de Pesquisa
Econômica Aplicada - IPEA

Diretoria de Estudos
Sociais - DISOC

SBS, Ed. BNDES, 14º andar
Brasília - DF - 70.076-900

Fone: 61 - 3315 5282
Home > Notícias

Notícias

Gro Harlem Brundtland é convidada de honra do Prêmio Eco 2005

A ex-primeira ministra da Noruega, Gro Harlem Brundtland, participará da cerimônia de entrega do Prêmio ECO 2005, no dia 9 de novembro, durante um jantar solene na sede da Câmara Americana de Comércio de São Paulo (Amcham).

Primeira mulher a chefiar o governo da Noruega, Gro Harlem Brundtland é uma das principais líderes mundiais em questões envolvendo o desenvolvimento sustentável e a saúde pública. Segundo o jornal inglês Financial Times, seu envolvimento nessas questões lhe atribuiu o quarto lugar na lista das personalidades européias mais influentes dos últimos 25 anos, juntamente com o Papa João Paulo II, Mikhail Gorbachev e Margaret Thatcher.

Gro Harlem Brundtland

Uma das principais líderes mundiais em questões envolvendo o desenvolvimento sustentável e a saúde pública, Gro Harlem Brundland foi a primeira mulher eleita primeira-ministra da Noruega, cargo que ocupou de 1986 a 1996. Formou um ministério que ganhou fama internacional, com oito das dezoito pastas ocupadas por mulheres. Antes, foi ministra do Meio Ambiente de 1974 a 1979.

Foi diretora-geral da Organização Mundial da Saúde de 1998 a 2002, onde inovou com políticas arrojadas para a saúde pública, estabeleceu a Comissão Macroeconômica para a Saúde, presidida pelo renomado economista Jeffrey Sachs, e priorizou o combate à violência no âmbito da saúde pública.

Presidiu a Comissão Mundial sobre o Desenvolvimento e o Meio Ambiente, que ficou conhecida como a Comissão Bruntland, onde liderou o desenvolvimento dos conceitos políticos adotados até hoje como definição do desenvolvimento sustentável. O relatório final da Comissão, Our Common Future, publicado em 1987, serviu como base para a realização da Eco92 no Rio de Janeiro, e para a criação da Agenda 21 pela Organização das Nações Unidas (ONU).

 


Outros artigos desta seção:

Notícias da semana, publicadas entre 22 e 30 de abril

Fórum Amazônia Sustentável é lançado em São Paulo

População brasileira se interessa pelas práticas socioambientais das empresas

5º Congresso Gife reúne 700 lideranças do terceiro setor

74% dos paulistas investem em responsabilidade social local
todos os artigos