Página Principal  
site do ipea contato


Contato
A Pesquisa
Resultados
2ª Edição (2006)
1ª Edição (2002)
Parceria
Perguntas Freqüentes
Notícias
Veja Também
Entidades
Organizações Sociais
Revistas Digitais
Internacionais
Artigos
Apoio:
Rede Ipea

Instituto de Pesquisa
Econômica Aplicada - IPEA

Diretoria de Estudos
Sociais - DISOC

SBS, Ed. BNDES, 14º andar
Brasília - DF - 70.076-900

Fone: 61 - 3315 5282
Home > Notícias

Notícias

Projeto da Rits contribuirá para sustentabilidade de ONGs

A Rede de Informações para o Terceiro Setor (Rits) está lançando um projeto que pretende oferecer às entidades não-governamentais uma oportunidade de gerar receitas e contribuir para a sua sustentabilidade através da venda de espaços para banners em seus sites. Batizada de Mídia Social, a iniciativa se propõe a formar uma rede de instituições que, ao negociarem em conjunto, vão ter mais facilidade de vender esse tipo de espaço.

De acordo com o coordenador da área de Tecnologia da Rits Rodrigo Afonso, um dos diferenciais é a garantia de que os anúncios veiculados nessa rede vão passar por diversos critérios no que tange ao comportamento ético da instituição anunciante, considerando, entre outras coisas, os produtos e serviços que oferece. "Empresas que degradem o meio ambiente, que usem trabalho escravo ou infantil, por exemplo, serão vetadas", afirma.

Ele explica que o objetivo, num primeiro momento, é reunir o maior número de organizações do terceiro setor interessadas em vender espaço publicitário. "Geralmente, essas entidades não têm um profissional responsável por essa área e não estão acostumadas a trabalhar com marketing. A idéia é que a Rits use a experiência que tem nessa área para gerenciar e também viabilizar tecnologicamente esse processo. O projeto tem sido recebido com entusiasmo pelas demais organizações, que percebem um bom potencial de geração de recursos para a sustentabilidade.

O monitoramento, a avaliação e a própria captação dos anunciantes são feitos pela equipe do projeto. Com isso, as entidades participantes não terão custo algum, ficando apenas com a receita que será gerada com a impressão e os cliques nos banners em seus sites. A Rits entra com o gerenciamento do processo, a tecnologia, a infra-estrutura e os servidores.

Rodrigo Afonso conta que, como a venda de banners está longe de ser a prioridade dessas organizações, a negociação costuma ser difícil. "Para algumas entidades, é uma decisão política. Então temos de esperar que seja discutida em Conselho e aprovada", conforma-se.

Embora recém-lançado, o projeto já reúne instituições como o Viva Rio e a Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi), além dos sites dos projetos da própria Rits, como o Observatório de Políticas Públicas de Infoinclusão (Oppi), a Rets e o Cooperar em Português.

Segundo Rodrigo Afonso, a iniciativa tem sido muito bem recebida pelas agências de publicidade. "O pessoal estava ávido por uma oportunidade como essa de anunciar em organizações da sociedade civil e ver o nome da empresa ligado a essas entidades", diz. Além da formação de uma rede de sites do terceiro setor, é possível somar o número de visitas de cada site e negociar em conjunto, o que torna mais fácil a captação de anunciantes de peso.

O diretor executivo da Rits Paulo Henrique Lima acredita que a iniciativa tem um longo futuro pela frente. "A questão da responsabilidade social é cada vez mais forte dentro das empresas. E ter seu nome ligado a organizações que defendem o meio ambiente ou lutam pela justiça social é uma forma de mostrar isso para os seus consumidores".

Para mais informações sobre o projeto, entre em contato pelo correio eletrônico midia@rits.org.br ou veja a página http://midiasocial.rits.org.br/. O site mais completo do projeto, que estará neste mesmo endereço, ainda está sendo construído.
 
Fonte: Rets, com base em matéria de Luísa Gockel


Outros artigos desta seção:

Notícias da semana, publicadas entre 22 e 30 de abril

Fórum Amazônia Sustentável é lançado em São Paulo

População brasileira se interessa pelas práticas socioambientais das empresas

5º Congresso Gife reúne 700 lideranças do terceiro setor

74% dos paulistas investem em responsabilidade social local
todos os artigos