"As empresas sabem que não basta pagar impostos, gerar empregos e cuidar de seus produtos e serviços, 90% das empresas brasileiras investiriam na área social". Esta constatação foi feita pela diretora de Estudos Sociais do Instituto de Pesquisas (IPEA), Anna Peliano, durante o encontro "Parcerias por um Brasil sem fome e mais justo - Responsabilidade Social e Políticas Públicas de Desenvolvimento Social", promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e pela Unesco dia 29 de junho, em Brasília. Para a pesquisadora, as parcerias são fundamentais para ampliar o alcance das ações e garantir a permanência dos projetos. "Um projeto desenvolvido por uma só empresa, ou ONG, ou o próprio governo é sempre limitante em algum aspecto. Quando se iniciam as parcerias, cada um pode contribuir com um pouco mais e ampliar o alcance do projeto", disse. Anna Peliano destacou ainda como conclusão das pesquisas que vem desenvolvendo no IPEA nos últimos 10 anos a mudança no comportamento das empresas em relação às parcerias com governos. "Hoje verificamos que as empresas deixam de ser somente financiadoras de projetos de terceiros e começam a participar da gestão e do desenvolvimento das ações". O sucesso dos projetos, segundo ela, está ligado a capacidade dos parceiros em se aprimorar e mudar sempre que necessário. "É um aprendizado de longo prazo e mais um passo na democratização das políticas públicas", aposta.
Fonte: Site Fome Zero |