Página Principal  
site do ipea contato


Contato
A Pesquisa
Resultados
2ª Edição (2006)
1ª Edição (2002)
Parceria
Perguntas Freqüentes
Notícias
Veja Também
Entidades
Organizações Sociais
Revistas Digitais
Internacionais
Artigos
Apoio:
Rede Ipea

Instituto de Pesquisa
Econômica Aplicada - IPEA

Diretoria de Estudos
Sociais - DISOC

SBS, Ed. BNDES, 14º andar
Brasília - DF - 70.076-900

Fone: 61 - 3315 5282
Home > Notícias

Notícias

Lançada Campanha Fundo Amigo 2005

Foi lançada a Campanha Fundo Amigo, que informa e mobiliza empresas e cidadãos a destinar parte de seu imposto de renda devido para os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente. A campanha é nacional e integra as ações do Pró-conselho Brasil, programa realizado com base na experiência do Instituto Telemig Celular em Minas e que tem como aliados o Banco do Brasil, o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e a Subsecretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Por conta da ação, de 2000 a 2004 a destinação de recursos empresariais para os Fundos de Minas Gerais passou R$285.995,05 para R$6.793.732,68, ou seja, um crescimento de 2.375%. 

Os Fundos são contas bancárias públicas, existentes nos níveis federal, estadual e municipal, cuja função é receber recursos destinados à execução das políticas voltadas para a infância e adolescência. Uma das vantagens de se destinar parte do Imposto de Renda aos Fundos é que o recurso fica no próprio município, em vez de se juntar à arrecadação da Receita Federal. "O Fundo é uma oportunidade de municipalizar um imposto federal. Assim, as empresas e pessoas físicas contribuem para o financiamento de ações locais de promoção dos direitos infanto-juvenis", ressalta o Diretor Executivo do Instituto Telemig Celular, Marcus Fuchs. Ele destaca ainda que outro ganho é a proximidade entre quem destina o recursos e o projeto onde ele será aplicado, que facilita o  monitoramento desse investimento.

Parcerias

Os profissionais de contabilidade são aliados estratégicos nesse esforço por ampliar a destinação de recursos aos Fundos. Os contadores, muitas vezes, são responsáveis diretos pela declaração de imposto de renda de empresas e pessoas físicas. Nesse sentido, o Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRC-MG) tem feito uma contribuição importante. Por meio do programa Contabilista Solidário, o Conselho vem municiando contadores de todo o estado com orientações sobre os procedimentos necessários para a destinação de recursos aos Fundos. Paulo César Santana, coordenador do Programa Contabilista Solidário, confirma que é a falta de informação o maior impedimento para que muitas pessoas e empresas utilizem os Fundos e destaca o papel dos contadores como importantes porta-vozes desse
instrumento. 

O prazo para fazer a destinação aos Fundos vai até o dia 31 de dezembro de cada ano. Todas as informações sobre a campanha estão disponíveis no site Pró-conselho Brasil  ou pelo telefone 0800 31 0071.


Outros artigos desta seção:

Notícias da semana, publicadas entre 22 e 30 de abril

Fórum Amazônia Sustentável é lançado em São Paulo

População brasileira se interessa pelas práticas socioambientais das empresas

5º Congresso Gife reúne 700 lideranças do terceiro setor

74% dos paulistas investem em responsabilidade social local
todos os artigos