Página Principal  
site do ipea contato


Contato
A Pesquisa
Resultados
2ª Edição (2006)
1ª Edição (2002)
Parceria
Perguntas Freqüentes
Notícias
Veja Também
Entidades
Organizações Sociais
Revistas Digitais
Internacionais
Artigos
Apoio:
Rede Ipea

Instituto de Pesquisa
Econômica Aplicada - IPEA

Diretoria de Estudos
Sociais - DISOC

SBS, Ed. BNDES, 14º andar
Brasília - DF - 70.076-900

Fone: 61 - 3315 5282
Home > Notícias

Notícias

Sebrae celebra Semana Mundial do Comércio Justo

O movimento que propõe desenvolvimento sustentável, melhores condições de troca e garantia dos direitos para produtores e trabalhadores de todo o mundo que estão à margem do mercado será lembrado no dia 10 de maio, durante evento que acontece no Rio de Janeiro.

O Sebrae vai comemorar a Semana Mundial do Comércio Justo e pretende reunir produtores, compradores e consumidores para debater e disseminar o conceito na abordagem de um mercado ético e legítimo.

Durante todo o dia, serão realizadas palestras e debates entre especialistas, empresários, gestores de entidades públicas e formadores de opinião sobre o Comércio Justo e Solidário no Brasil e no mundo e suas novas perspectivas.

Serão apresentados casos de sucesso e experiências de cadeias produtivas de todo o País, exibição dos vídeos sobre o tema, palestras sobre alternativas de acesso a mercados, bem como as oportunidades para os pequenos negócios a partir da implementação de políticas públicas e compras governamentais.

A analista da Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae, Louise Machado, apresentará o papel do Sebrae e as ações desenvolvidas sobre o tema no Brasil. "Dentro do contexto econômico atual, o Comércio Justo surge como alternativa viável para proporcionar que os pequenos empreendedores acessem o mercado em condições mais justas.

O Sebrae entra nesse quadro com a missão de aumentar a contribuição das micro e pequenas empresas para a produção nacional e fortalecer a cultura do empreendedorismo e da cooperação", explica Louise.

Direitos das crianças

Comemorado sempre na segunda semana de maio, o Dia Mundial do Comércio Justo é um evento em que pessoas de todo o planeta se mobilizam na luta contra relações comerciais desiguais. Este ano, o tema em foco será a promoção dos direitos das crianças, um dos princípios defendidos pelo conceito.

Durante a celebração, o Sebrae lançará o projeto-piloto 'Grandes Compradores - Bonequinhas Solidárias', realizado em parceria com a Visão Mundial e a rede O Boticário. Pelo projeto, as bonequinhas serão vendidas em 240 franquias da rede instaladas no Rio de Janeiro e em São Paulo.

No ano passado, a Semana Mundial do Comércio Justo foi comemorada no dia 13 de maio, pelo Sebrae nos estados de Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro. Mais de 600 pessoas, entre estudantes, entidades públicas, pequenos produtores, artesãos, consumidores e empresários compareceram aos eventos, que tinha como objetivo reforçar a adoção da prática desse comércio no Brasil.

O Comércio Justo e Solidário é uma relação comercial baseada em parcerias comerciais fundamentadas em princípios como o respeito ao meio ambiente, a igualdade entre homens e mulheres, a promoção de direitos da criança, a ética, gestão democrática, transparência na relação comercial e preço justo.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias


Outros artigos desta seção:

Notícias da semana, publicadas entre 22 e 30 de abril

Fórum Amazônia Sustentável é lançado em São Paulo

População brasileira se interessa pelas práticas socioambientais das empresas

5º Congresso Gife reúne 700 lideranças do terceiro setor

74% dos paulistas investem em responsabilidade social local
todos os artigos