Página Principal  
site do ipea contato


Contato
A Pesquisa
Resultados
2ª Edição (2006)
1ª Edição (2002)
Parceria
Perguntas Freqüentes
Notícias
Veja Também
Entidades
Organizações Sociais
Revistas Digitais
Internacionais
Artigos
Apoio:
Rede Ipea

Instituto de Pesquisa
Econômica Aplicada - IPEA

Diretoria de Estudos
Sociais - DISOC

SBS, Ed. BNDES, 14º andar
Brasília - DF - 70.076-900

Fone: 61 - 3315 5282
Home > Notícias

Notícias

Instituto Akatu divulga pesquisa sobre consumidor consciente

Os brasileiros que apresentam maior grau de consciência em seus hábitos de consumo são mais ativos em prestigiar empresas que praticam a responsabilidade social do que em punir aquelas que não são socialmente responsáveis. É o que revela a pesquisa "Consumidores Conscientes: o que pensam e como agem", lançada pelo Instituto Akatu pelo Consumo Consciente.

Realizada no início deste ano, a pesquisa ouviu 600 consumidores comprometidos e conscientes nas cidades de São Paulo (300), Porto Alegre (150) e Belo Horizonte (150), para aferir seus valores e comportamentos de consumo. Do total de entrevistados, 41% disseram ter o hábito regular de divulgar empresas que consideram socialmente responsáveis e 36% declararam incentivar freqüentemente outras pessoas a comprar produtos de empresas socialmente responsáveis. Por outro lado, o índice de consumidores que deixam de comprar produtos para punir as empresas é de 28%.

O Instituto lançou também o resultados do levantamento "Responsabilidade Social Empresarial: o que o consumidor consciente espera das empresas", realizada no mesmo período e com as mesas pessoas. A pesquisa revelou que os consumidores mais conscientes acham que "a Responsabilidade Social começa em casa": das onze ações mais valorizadas pelo público pesquisado, dez se referiam ao papel da empresa como empregadora.

O estudo fez pela primeira vez um ranking da importância dada pelo consumidor em relação a 60 práticas e políticas emblemáticas da Responsabilidade Social das Empresas Brasileiras: as Referências Akatu-Ethos. Revelou-se também que nenhum item foi considerando "sem importância" pelo público.

Os levantamentos foram realizados no mês de janeiro com patrocínio da Nestlé Brasil e permitem a identificação das relações de valor entre a empresa e o consumidor em razão das práticas de responsabilidade social, além de apresentar um amplo perfil sócio-comportamental dos consumidores brasileiros com maior grau de consciência.

Instituto Akatu pelo Consumo Consciente

Criado no dia 15 de março de 2001, Dia Mundial do Consumidor, no âmbito do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, é uma organização não-governamental sem fins lucrativos que mobiliza a sociedade para o consumo consciente. A palavra "Akatu" vem do tupi e significa, ao mesmo tempo, "semente boa" e "mundo melhor". Traduz a idéia de que o mundo melhor está contido nas ações de cada indivíduo.


Outros artigos desta seção:

Notícias da semana, publicadas entre 22 e 30 de abril

Fórum Amazônia Sustentável é lançado em São Paulo

População brasileira se interessa pelas práticas socioambientais das empresas

5º Congresso Gife reúne 700 lideranças do terceiro setor

74% dos paulistas investem em responsabilidade social local
todos os artigos