Diante da acirrada concorrência, as empresas precisam conhecer as preferências, necessidades e desejos dos consumidores para não perder espaço no mercado. E, para ser reconhecida como uma organização que respeita o consumidor, os cariocas acreditam que qualidade dos produtos e/ou serviços, bom atendimento e preço competitivo são essenciais.
É o que revela pesquisa publicada pela revista Consumidor Moderno. Os cariocas responderam sobre oito itens para dar sua opinião sobre as empresas que mais os respeitam. Entre eles: atendimento; qualidade dos produtos e/ou serviços; preço; propaganda ética, séria e comprometida; responsabilidade social e compromisso com o meio ambiente; e monitoria da satisfação dos clientes por meio de pesquisas.
No Rio de Janeiro, o quesito qualidade dos produtos e/ou serviços aumentou consideravelmente de 53%, em 2006, para 71%, em 2007. O item atendimento também cresceu e registrou 67%, em 2007, ante os 49% em 2006. O terceiro quesito mais citado foi o preço que atingiu 66%, em 2007, diante dos 47%, em 2006.
O item propaganda se manteve estável nos dois anos com 43%. Já os atributos satisfação dos clientes por meio de pesquisas e responsabilidade social registraram queda. O primeiro caiu de 40%, em 2006, para 37%, em 2007. O segundo registrou 39%, em 2006, e 34%, em 2007. Isso mostra que esses dois itens são importantes, mas não decisivos para os cariocas.
Segundo Roberto Meir, especialista internacional em relações de consumo e um dos realizadores do estudo, as empresas brasileiras estão na corrida para se adequarem ao novo cenário das relações de consumo. "Esse levantamento auxilia na criação de estratégias pertinentes. É importante ressaltar que para o consumidor carioca responsabilidade social não é um diferencial; ele deve ser um item já incorporado à estratégia da empresa. Já os atributos qualidade, atendimento e preço são imprescindíveis", relata.
Fonte: Revista Fator |