Página Principal  
site do ipea contato


Contato
A Pesquisa
Resultados
2ª Edição (2006)
1ª Edição (2002)
Parceria
Perguntas Freqüentes
Notícias
Veja Também
Entidades
Organizações Sociais
Revistas Digitais
Internacionais
Artigos
Apoio:
Rede Ipea

Instituto de Pesquisa
Econômica Aplicada - IPEA

Diretoria de Estudos
Sociais - DISOC

SBS, Ed. BNDES, 14º andar
Brasília - DF - 70.076-900

Fone: 61 - 3315 5282
Home > Notícias

Notícias

Cariocas dizem como as empresas devem respeitar o consumidor


Diante da acirrada concorrência, as empresas precisam conhecer as preferências, necessidades e desejos dos consumidores para não perder espaço no mercado. E, para ser reconhecida como uma organização que respeita o consumidor, os cariocas acreditam que qualidade dos produtos e/ou serviços, bom atendimento e preço competitivo são essenciais.

É o que revela pesquisa publicada pela revista Consumidor Moderno. Os cariocas responderam sobre oito itens para dar sua opinião sobre as empresas que mais os respeitam. Entre eles: atendimento; qualidade dos produtos e/ou serviços; preço; propaganda ética, séria e comprometida; responsabilidade social e compromisso com o meio ambiente; e monitoria da satisfação dos clientes por meio de pesquisas.

No Rio de Janeiro, o quesito qualidade dos produtos e/ou serviços aumentou consideravelmente de 53%, em 2006, para 71%, em 2007. O item atendimento também cresceu e registrou 67%, em 2007, ante os 49% em 2006. O terceiro quesito mais citado foi o preço que atingiu 66%, em 2007, diante dos 47%, em 2006.

O item propaganda se manteve estável nos dois anos com 43%. Já os atributos satisfação dos clientes por meio de pesquisas e responsabilidade social registraram queda. O primeiro caiu de 40%, em 2006, para 37%, em 2007. O segundo registrou 39%, em 2006, e 34%, em 2007. Isso mostra que esses dois itens são importantes, mas não decisivos para os cariocas.

Segundo Roberto Meir, especialista internacional em relações de consumo e um dos realizadores do estudo, as empresas brasileiras estão na corrida para se adequarem ao novo cenário das relações de consumo. "Esse levantamento auxilia na criação de estratégias pertinentes. É importante ressaltar que para o consumidor carioca responsabilidade social não é um diferencial; ele deve ser um item já incorporado à estratégia da empresa. Já os atributos qualidade, atendimento e preço são imprescindíveis", relata.

Fonte: Revista Fator


Outros artigos desta seção:

Notícias da semana, publicadas entre 22 e 30 de abril

Fórum Amazônia Sustentável é lançado em São Paulo

População brasileira se interessa pelas práticas socioambientais das empresas

5º Congresso Gife reúne 700 lideranças do terceiro setor

74% dos paulistas investem em responsabilidade social local
todos os artigos