Página Principal  
site do ipea contato


Contato
A Pesquisa
Resultados
2ª Edição (2006)
1ª Edição (2002)
Parceria
Perguntas Freqüentes
Notícias
Veja Também
Entidades
Organizações Sociais
Revistas Digitais
Internacionais
Artigos
Apoio:
Rede Ipea

Instituto de Pesquisa
Econômica Aplicada - IPEA

Diretoria de Estudos
Sociais - DISOC

SBS, Ed. BNDES, 14º andar
Brasília - DF - 70.076-900

Fone: 61 - 3315 5282
Home > Notícias

Notícias

Livro retrata ações sociais de empresas na AL

O livro "Responsabilidades Sociais: Práticas de Empresas Internacionais na América Latina", organizado por Frederick Bird e Margaret Griesse, é resultado de um projeto de pesquisa de cinco anos baseado na Universidade de Concórdia em Montreal, Canadá. O projeto e a equipe foram liderados pelo Dr. Frederick Bird, com financiamento pelo Conselho de Pesquisa em Ciências Sociais e as Humanidades (Social Sciences and Humanities Research Council) do Canadá. O projeto teve início em 1999 com estudos sobre países como a África do Sul, Uganda, Nigéria, Gana, Sudão, Madagascar, Paquistão, Malásia, Vietnã, China, Indonésia, Corrêa do Sul, Fiji, Canadá, Guiana, Guatemala, México, Colômbia, Chile e Brasil. Ao reunir o trabalho de pesquisadores de várias partes do mundo, o projeto criou um fórum para discutir e analisar as práticas de empresas internacionais, analisando o papel e a contribuição das empresas quanto ao desenvolvimento das áreas nas quais elas estão inseridas.

Para esse livro, foram selecionados alguns ensaios teóricos e estudos de caso que analisaram as práticas de empresas internacionais e seu impacto na América Latina. Os primeiros dois capítulos oferecem reflexões teóricas sobre a definição de responsabilidade social, incluindo discussões sobre as diferentes perspectivas ideológicas e culturais, bem como os desafios para as empresas, a sociedade civil e o estado no desenvolvimento de estratégias sociais em diferentes países. Os capítulos seguintes são estudos de casos sobre as práticas empresariais particulares em diferentes países em América Latina. Ao invés de oferecer uma série de cenários das melhores praticas, esses estudos apresentam diferentes metodologias e focos, oferecendo uma análise crítica das atividades empresariais. Algumas das perguntas colocadas são as seguintes: Quais são os desafios enfrentados pelas empresas nessas áreas? e Quais são a lições aprendidas a partir dessas práticas? O que encontramos nos vários artigos são experiências com novas fórmulas de combater pobreza, garantir condições dignas de trabalho e objetivos de desenvolvimento sustentáveis.

Também são relatados os problemas encontrados e as fórmulas que não obtiveram resultados positivos. A complexidade das situações sociais e econômicas em países em desenvolvimento na América Latina requer uma análise diferenciada, o diálogo com outros paises e a parceria com organizações internacionais, a fim de que se possa propor formas criativas de ação por parte dos diferentes setores de sociedade, quando se trata da ética e responsabilidade social corporativa e da ação social de empresas.

A  coletânea de artigos busca criar uma ampla base de diálogo sobre as responsabilidades éticas e sociais de empresas, empresários e administradores em geral. Mas também deve servir de referência para organizações não-governamentais, grupos comunitários, agências internacionais, sindicatos, políticos, líderes sindicais e as pessoas em geral que, na condição de cidadãs, possam entender e promover novas práticas sociais por parte das empresas, especialmente dos empreendimentos internacionais atuantes na América Latina.

Serviço:
Lançamento de "Responsabilidades Sociais:Práticas de Empresas Internacionais na América Latina"

Onde: Livraria da Vila -  Casa do Saber;
Endereço: R. Dr. Mário Ferraz, 414;
Quando: 11 de dezembro;
Horário: das 17h30 às 19h30 horas.


Outros artigos desta seção:

Notícias da semana, publicadas entre 22 e 30 de abril

Fórum Amazônia Sustentável é lançado em São Paulo

População brasileira se interessa pelas práticas socioambientais das empresas

5º Congresso Gife reúne 700 lideranças do terceiro setor

74% dos paulistas investem em responsabilidade social local
todos os artigos