Página Principal  
site do ipea contato


Contato
A Pesquisa
Resultados
2ª Edição (2006)
1ª Edição (2002)
Parceria
Perguntas Freqüentes
Notícias
Veja Também
Entidades
Organizações Sociais
Revistas Digitais
Internacionais
Artigos
Apoio:
Rede Ipea

Instituto de Pesquisa
Econômica Aplicada - IPEA

Diretoria de Estudos
Sociais - DISOC

SBS, Ed. BNDES, 14º andar
Brasília - DF - 70.076-900

Fone: 61 - 3315 5282
Home > Notícias

Notícias

Executivos se unem para fortalecer governança pública

Um grupo de líderes empresariais fez um apelo aos seus pares para juntarem esforços no sentido de fortalecer a governança pública e instituições públicas como aspecto fundamental da cidadania corporativa. Quatorze CEOs e presidentes globais de empresas de diversos segmentos e regiões, assinaram uma declaração pedindo maior compromisso de empresas com parcerias público-privadas para fortalecerem as políticas e as instituições públicas. O projeto faz parte da Iniciativa de Cidadania Corporativa Global do Forum e é realizado em parceria com o Business for Social Responsibility (BSR), além do AccountAbility, da Corporate Social Responsibility Initiative da Universidade de Harvard e do International Business Leaders Forum. Entre os signatários, estão os Presidentes/CEOs de empresas oriundas de locais como EUA, Alemanha, Índia, Oriente Médio, Paquistão etc.

Como resultado desse projeto (chamado Parceria para Fortalecer a Governança Pública - O Desafio de Liderança para CEOs e Conselhos de Administração) será a criado um documento que oferecerá um guia para líderes empresariais que desejam trabalhar com governos e outras partes interessadas para aprimorar o ambiente para crescimento e desenvolvimento sustentável. Ao lançar essa declaração, os signatários sinalizam com uma nova fronteira de cidadania corporativa global e uma nova era de parcerias público-privadas, reconhecendo a crescente convergência das agendas dos setores públicos e privados.

"O fortalecimento da governança pública é um desafio cotidiano para todos. A criação e manutenção da vontade de implementar reformas é um ingrediente crítico em reformas públicas bem sucedidas", comentou Angel Gurria, Secretário Geral da Organization for Economic Co-operation and Development (OECD).

O World Economic Forum, os signatários e as Empresas Parceiras do World Economic Forum trabalharão para avançar esta agenda, compartilhando lições e buscando oportunidades de traduzir a declaração de liderança em ações.

Fonte: Portal Fator Brasil


Outros artigos desta seção:

Notícias da semana, publicadas entre 22 e 30 de abril

Fórum Amazônia Sustentável é lançado em São Paulo

População brasileira se interessa pelas práticas socioambientais das empresas

5º Congresso Gife reúne 700 lideranças do terceiro setor

74% dos paulistas investem em responsabilidade social local
todos os artigos