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Selo estimulará envolvimento de empresas no social

As empresas que atuam no Brasil e participam de ações em benefício da população receberão um selo de responsabilidade social, o ISO 26.000, criado pelo Brasil e pela Suécia, em parceria com a Petrobras e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O objetivo é estimular o envolvimento das empresas em causas sociais.  De acordo com a secretária de Articulação e Parcerias do Ministério do Desenvolvimento Social, Kátia Campos, a população está mais consciente a cada dia e as empresas que seguem normas ambientais e de responsabilidade social têm maior simpatia do público, aumentando as vendas. "A empresa não se desenvolve se o país não se desenvolver. Ela não vende se não tiver público para comprar. Então, além de precisar do público consumidor, ela precisa construir uma relação de simpatia com a sociedade, mostrar que é uma empresa preocupada com a humanidade", disse a secretária.

Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontam que 69% das empresas brasileiras já realizam algum tipo de ação social. Mas com o ISO 26.000 as regras a serem seguidas ficarão mais rígidas. Kátia Campos explicou que só receberão o selo as empresas que seguirem todas as normas estabelecidas. "O que é ser responsável socialmente? Por exemplo, uma empresa que faz uma ação social, mas não tem rampa para deficiente físico, mas não paga regularmente seus fornecedores, não cumpre todas as normas trabalhistas. Essa empresa pode receber o título de empresa que tem responsabilidade social?", questionou. A discussão para criar o ISO 26.000 deve continuar até janeiro de 2007 e os resultados obtidos serão levados a encontro internacional, ainda sem data definida, para finalizar a construção da norma.

Fonte: A Voz do Brasil

 


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