Página Principal  
site do ipea contato


Contato
A Pesquisa
Resultados
2ª Edição (2006)
1ª Edição (2002)
Parceria
Perguntas Freqüentes
Notícias
Veja Também
Entidades
Organizações Sociais
Revistas Digitais
Internacionais
Artigos
Apoio:
Rede Ipea

Instituto de Pesquisa
Econômica Aplicada - IPEA

Diretoria de Estudos
Sociais - DISOC

SBS, Ed. BNDES, 14º andar
Brasília - DF - 70.076-900

Fone: 61 - 3315 5282
Home > Notícias

Notícias

Seleção para projetos de apoio a crianças e adolescentes

A Fundação Telefônica lança o Concurso de Projetos do Programa Pró-menino, cujo edital será enviado aos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAs) das 200 cidades mais populosas do estado de São Paulo, área que abrange 90% da população paulista. Somente através dos CMDCAs as organizações governamentais ou da sociedade civil poderão inscrever seus projetos.

A convocatória é a etapa de captação para a seleção dos projetos que serão patrocinados pelo Programa Pró-menino, abrangendo duas linhas de atuação: Jovens em Conflito com a Lei e Combate ao Trabalho Infantil. É por meio da primeira linha do programa que, desde 1999, a instituição vem apoiando iniciativas de atendimento a adolescentes que estejam cumprindo medidas socioeducativas em meio aberto (liberdade assistida e prestação de serviço à comunidade). O objetivo é colaborar com projetos que contribuam para a integração do adolescente infrator e a redução da reincidência através de ações que promovam a igualdade e o combate a qualquer discriminação, bem como o acesso à educação, cultura, esporte e lazer, além da saúde e de oportunidades de profissionalização.

Já em relação à segunda linha de projetos, de combate ao trabalho infantil, a Fundação Telefônica inicia em 2007 sua atuação nessa área, com a finalidade de contribuir para erradicar qualquer forma de trabalho por parte de crianças, assegurando a elas o direito de receberem formação integral. Neste sentido, é preciso garantir a educação formal e complementar, bem como dar apoio à família e sensibilizar a comunidade.

A seleção dos novos projetos levará em consideração aspectos como a relevância em relação ao contexto local, a clareza na metodologia dos trabalhos propostos, os objetivos e resultados esperados ao final de 18 meses de apoio e o comprometimento do poder público, visando à sustentabilidade do projeto, entre outros.

Os projetos devem, necessariamente, ser enviados eletronicamente à Fundação Telefônica por meio do endereço promenino@telefonica.org.br , até o dia 05 de fevereiro de 2007, segundo roteiro publicado no site Promenino. O financiamento é feito por meio do direcionamento de recursos ao Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente (Funcad) do município correspondente, fortalecendo, deste modo, o trabalho dos conselhos.

Fonte: Mapa do Terceiro Setor


Outros artigos desta seção:

Notícias da semana, publicadas entre 22 e 30 de abril

Fórum Amazônia Sustentável é lançado em São Paulo

População brasileira se interessa pelas práticas socioambientais das empresas

5º Congresso Gife reúne 700 lideranças do terceiro setor

74% dos paulistas investem em responsabilidade social local
todos os artigos