Página Principal  
site do ipea contato


Contato
A Pesquisa
Resultados
2ª Edição (2006)
1ª Edição (2002)
Parceria
Perguntas Freqüentes
Notícias
Veja Também
Entidades
Organizações Sociais
Revistas Digitais
Internacionais
Artigos
Apoio:
Rede Ipea

Instituto de Pesquisa
Econômica Aplicada - IPEA

Diretoria de Estudos
Sociais - DISOC

SBS, Ed. BNDES, 14º andar
Brasília - DF - 70.076-900

Fone: 61 - 3315 5282
Home > Notícias

Notícias

Publicação mapeia alianças e parcerias entre organizações e empresas

Que a transformação social passa por uma aliança e trabalho em conjunto entre todos os setores da sociedade, ninguém dúvida. Aliás, os especialistas garantem que há diversos benefícios em se trabalhar dessa forma, como o maior impacto das ações. No entanto, são praticamente inexistentes instrumentos para avaliar e monitorar essas parcerias e também sobre o impacto das mesmas nas comunidades. Essas são algumas das conclusões da publicação "Alianças e Parcerias - Mapeamento das Publicações Brasileiras sobre Alianças e Parcerias entre Organizações da Sociedade Civil e Empresas", lançada pela Aliança Capoava, em parceria com a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, e patrocínio da LAMSA e da TIM, com o apoio da Ripasa.

O livro traz um panorama das questões consideradas essenciais na implementação e avaliação de ações conjuntas entre ONGs e empresas, além de entrevistas com responsáveis por cinco modelos de parcerias, artigos de especialistas no assunto e resumos de 69 publicações sobre o tema. Trata-se do primeiro trabalho concreto apresentado pela Aliança, formada pelas organizações Ashoka Empreendedores Sociais, Fundação AVINA, Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE) e Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social. O grupo iniciou seus trabalhos em 2002, com a proposta de unir esforços e conhecimentos, e a fim de desenvolver modelos mais sustentáveis de desenvolvimento.

Sean Mckaughan, administrador da AVINA Brasil, acredita que as parcerias estão acontecendo cada vez mais. Prova disso é que, dos 83 associados do GIFE, em 2004, 90% trabalhavam em alianças e parcerias. No entanto, Sean destaca que estas parcerias ocorrem sem qualificação, profissionalização e avaliação. "Precisamos definir quais são as boas práticas, qual é a ética que deve permear as ações e verificar resultados. Esperamos que a publicação seja o insumo para provocar esse diálogo na sociedade e fomentar parcerias de qualidade", comenta.

Por isso, a publicação faz um mapeamento bibliográfico sobre o tema. Segundo as 106 publicações analisadas para compor o livro, percebe-se a predominância da produção de conhecimento sobre essa temática no Sudeste (69%), com pouca reflexão a respeito da diversidade regional. Verifica-se que a produção sobre o tema foi irrelevante até o final dos anos 90, com aumento significativo a partir de 2000 e uma queda em 2003. De acordo com Cristina Meirelles, coordenadora da publicação, há uma predominância de reflexões que partem da ótica e das motivações empresariais, além do baixo número de publicações com reflexões sobre o envolvimento da população interessada nos processos de formação, gestão, planejamento, acompanhamento e avaliação das parcerias e alianças.

Onde adquirir

GIFE (Av. Dr. Cardoso de Melo, 1666, 9º andar, Vila Olímpia, SP, telefone (11) 3849-2022, ramal 33)
Aliança Capoava (Endereço: Alameda Santos, 1.470, conj. 411, Cerqueira César, São Paulo, telefone (11) 3285-2104


Fonte: Setor 3

 


Outros artigos desta seção:

Notícias da semana, publicadas entre 22 e 30 de abril

Fórum Amazônia Sustentável é lançado em São Paulo

População brasileira se interessa pelas práticas socioambientais das empresas

5º Congresso Gife reúne 700 lideranças do terceiro setor

74% dos paulistas investem em responsabilidade social local
todos os artigos