Página Principal  
site do ipea contato


Contato
A Pesquisa
Resultados
2ª Edição (2006)
1ª Edição (2002)
Parceria
Perguntas Freqüentes
Notícias
Veja Também
Entidades
Organizações Sociais
Revistas Digitais
Internacionais
Artigos
Apoio:
Rede Ipea

Instituto de Pesquisa
Econômica Aplicada - IPEA

Diretoria de Estudos
Sociais - DISOC

SBS, Ed. BNDES, 14º andar
Brasília - DF - 70.076-900

Fone: 61 - 3315 5282
Home > Notícias

Notícias

Empresa inova no combate ao aquecimento global no Reino Unido

A Tesco, maior rede de supermercados do Reino Unido, anunciou recentemente que todos os 70 mil produtos vendidos em suas lojas apresentarão nos rótulos a quantidade que emitem de carbono. A medida é pioneira em todo o mundo e proporciona aos consumidores a possibilidade de comparar o "custo carbono" das mercadorias, da mesma forma que o fazem em relação ao preço e ao número de calorias, por exemplo.

Responsável pela produção anual de 2 milhões de toneladas de dióxido de carbono, a Tesco também definiu prazos de redução nas emissões geradas pela empresa. Nos próximos cinco anos pretende cortar pela metade a emissão produzida pela rede de entrega e distribuição de produtos. Até 2020, a meta é diminuir em 50% a quantidade do gás liberada pelas lojas e centros de distribuição.

Segundo a empresa, a iniciativa quer levar ao consumidor a consciência dos impactos da produção das mercadorias sobre o aquecimento global. Dessa forma, o consumidor consciente pode se abastecer de informações sobre os produtos que adquire, que nem sempre são fáceis de encontrar. E, quanto mais informação à disposição do consumidor, maiores são as chances de se fazer uma boa avaliação dos impactos que suas compras causam ao meio ambiente, à sociedade, à economia e a si mesmo.

A partir da iniciativa da Tesco, os consumidores britânicos poderão valorizar a empresa pela sua preocupação com a sustentabilidade e incentivar outras empresas a adotarem o mesmo comportamento. Quando faz isso, o consumidor não só escolhe de forma mais consciente os produtos que irá consumir, mas também avaliza o tipo de comportamento empresarial que quer ver no mundo.

Iniciativas como essa estão crescendo rapidamente em todo o mundo. Ao lado da Tesco, outras redes também estão empenhadas no controle da emissão de gases que causam o efeito investimento de 500 milhões de dólares para a utilização integral de energia renovável e no corte estufa.

O agravamento do efeito estufa é um dos principais problemas da humanidade. Estudos recentes indicam que o fenômeno será responsável por 3 bilhões de pessoas virem a sofrer com escassez de água e alimentos até 2080.

No Brasil, até o momento, nenhuma empresa adotou a inclusão da informação sobre a quantidade emitida de carbono no rótulo de seus produtos. Certamente, o consumidor consciente poderia, ao indagar as empresas sobre o volume de emissão de carbono resultante do processo de fabricação de produtos e sobre seu processo de venda e distribuição, contribuir para que as empresas tenham maior preocupação em gerar menos gases de efeito estufa. Ao questionar as empresas, o consumidor estará demandando uma atitude responsável nessa área tão importante do aquecimento global. 
<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />
Fonte: Instituto Akatu


Outros artigos desta seção:

Notícias da semana, publicadas entre 22 e 30 de abril

Fórum Amazônia Sustentável é lançado em São Paulo

População brasileira se interessa pelas práticas socioambientais das empresas

5º Congresso Gife reúne 700 lideranças do terceiro setor

74% dos paulistas investem em responsabilidade social local
todos os artigos