Página Principal  
site do ipea contato


Contato
A Pesquisa
Resultados
2ª Edição (2006)
1ª Edição (2002)
Parceria
Perguntas Freqüentes
Notícias
Veja Também
Entidades
Organizações Sociais
Revistas Digitais
Internacionais
Artigos
Apoio:
Rede Ipea

Instituto de Pesquisa
Econômica Aplicada - IPEA

Diretoria de Estudos
Sociais - DISOC

SBS, Ed. BNDES, 14º andar
Brasília - DF - 70.076-900

Fone: 61 - 3315 5282
Home > Notícias

Notícias

Empreendimentos sustentáveis já são uma tendência mundial

Na busca pela responsabilidade socioambiental, empresas competem para se mostrarem mais verdes do que a concorrência. As causas desse movimento serão explicadas durante palestra no Encontro Brasileiro de Responsabilidade Socioambiental, em Florianópolis.

Especialistas acreditam que 2007 já é um ano de quebra de paradigma. O requisito de percepção de responsabilidade socioambiental passa a superar o de bom atendimento na escolha entre um produto ou serviço de uma empresa. Os empreendimentos sustentáveis já são uma realidade e despontam como uma das mais interessantes tendências mundiais. Harmonizados com o meio ambiente e com a comunidade, os empreendimentos sustentáveis proporcionam melhor retorno para seus investidores e proprietários, menores custos e melhor saúde, conforto e produtividade para seus ocupantes.

"Os empreendimentos sustentáveis estão ajudando as corporações a criar nos seus potenciais clientes uma percepção de responsabilidade socioambiental, tornando suas sedes em unidades Green Buildings", destaca Newton Figueiredo, presidente da SustentaX, empresa de engenharia de sustentabilidade de empreendimentos. O empresário participou da palestra "Materializando a Responsabilidade Socioambiental através de Empreendimentos Sustentáveis", no dia 16 de agosto, durante o Encontro Brasileiro de Responsabilidade Socioambiental.

Segundo Figueiredo, em função do grande impacto que o setor da construção civil causa na produção de gases efeito estufa, a construção de prédios sustentáveis é a forma mais eficaz de se combater o aquecimento global. De um lado, o mercado consumidor dará mais preferência para produtos e serviços desenvolvidos com responsabilidade socioambiental. Já as empresas que desenvolverem empreendimentos sustentáveis terão mais facilidade para obtenção de créditos e captação de recursos em bolsa. "Os empreendimentos sustentáveis certificados terão mais facilidade para encontrar compradores e financiadores", prevê o presidente da SustentaX.

Os empreendimentos sustentáveis não necessariamente custam mais caro. Em muitos casos, podem-se economizar muitos recursos para os investidores. "Os Green Buildings oferecem também baixos custos operacionais, melhor saúde e produtividade para os ocupantes, ambientes mais confortáveis e de melhor bem-estar", explica Figueiredo.

Como características dos empreendimentos sustentáveis podem-se citar: ser energeticamente eficiente: sem desperdício de energia; não desperdiçar água: com uma consciência e medidas para utilização e reuso econômico da água; controlar a qualidade do ar interno dentro de padrões para conforto e higienização; descartar de forma controlada resíduos de materiais; disponibilizar procedimentos para reciclagem de materiais; estar harmonizado com o meio ambiente nos processos de interação com o exterior.

Fonte: Carbono Brasil, com base em matéria publicada.


Outros artigos desta seção:

Notícias da semana, publicadas entre 22 e 30 de abril

Fórum Amazônia Sustentável é lançado em São Paulo

População brasileira se interessa pelas práticas socioambientais das empresas

5º Congresso Gife reúne 700 lideranças do terceiro setor

74% dos paulistas investem em responsabilidade social local
todos os artigos